Relatório de estágio eta guaravita

2743 palavras 11 páginas
1- Introdução A ECOPOLO é o braço tecnológico do Grupo Predial no setor de saneamento básico, abastecimento de água e tratamento de efluentes, e atua a mais de quarenta anos no mercado nacional. A mesma possui empresas-clientes que têm uma enorme necessidade por água para a execução de suas atividades e fabricação de seus produtos, se tornando extremamente necessário uma solução adequada para a redução de custos com água, pois a nível industrial a mesma tem um valor elevado. A ECOPOLO se encarrega de fornecer água para esse tipo de consumo, deixando que as concessionárias priorizem o abastecimento populacional. Uma vez contratada, a ECOPOLO implanta uma ETA – estação de tratamento de água ou uma ETE – estação de tratamento de efluentes, dependendo da necessidade do cliente. A ETA ou ETE é instalada nas dependências da empresa contratante, sendo todo investimento e infra-estrutura necessários para sua construção, viabilizado pela ECOPOLO. Ao cliente cabe apenas o pagamento da tarifa por metro cúbico de água consumido.

2 – Objetivo do Estágio. Proporcionar ao estagiário uma visão da área de trabalho, dando-lhe fundamentação prática, buscando uma postura profissional e aprendizado de tudo o que for possível durante a permanência na empresa, além da experiência a ser adquirida.

3 – Descritivo do sistema Nestlé.

3.1 - CAPTAÇÃO DA ÁGUA

A Nestlé situa-se numa localidade onde há grandes formações rochosas (morro Pau da Fome), proximidade com a Lagoa de Jacarepaguá e elevado número de rios que cortam a região. Esses fatores influenciam para o enriquecimento hídrico do subsolo onde a planta da Nestlé está situada. Porém, esta água apresenta elevadas concentrações de sais que impossibilitam o abastecimento industrial sem tratamento prévio. A captação superficial de lençol freático fica totalmente imprópria devida à contribuição de esgotamento sanitário das populações ribeirinhas, fazendo-se necessária a captação profunda através de fraturas

Relacionados