Relatório de discursão emgrupo

294 palavras 2 páginas
Relatório de discussão em grupo – Etapa 1
Ciências Contábeis

Empreendedorismo no Brasil: as dicas para os iniciantes e para quem quer ainda mais, de José Dornelas.

Discussão em grupo sobre as dicas levantadas pelo autor e identificação de oportunidades e desafios do empreendedorismo no Brasil.

Empreendedorismo consiste em um envolvimento de pessoas e processos que em conjunto levam à transformação de ideias em oportunidades, e a perfeita execução destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso. O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais. Identificamos pelo menos três aspectos referentes ao empreendedor: 1- Tem iniciativa para criar um novo negócio, e paixão pelo que faz. 2- Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa, transformando o ambiente social e econômico onde vive. 3- Aceita assumir os riscos calculados e a possibilidade de fracassar.
O processo empreendedor envolve todas as funções, atividades e ações associadas com a criação de novas empresas. Para o empreendedor é preciso ousadia e ânimo apesar de falhas e erros.
Em nossa discussão enfatizamos a importância do empreendedorismo para alavancar qualquer negócio no Brasil, enfatizamos que é necessário ter um pensamento amplo e moderno, e além de tudo habilidades e informações sobre o projeto de um novo negócio. Concluímos acima de tudo que seria bom que o empreendedor seja apaixonado pelo negócio, seria como um tipo de arma secreta do empreendedor, pois assim, quando a concorrência cansar e desistir, ele estará animado, com forças e com novas ideias, fica mais fácil de incentivar outras pessoas, como por exemplo, sócios, gestores, equipe de trabalho, clientes, fornecedores, enfim, todos a sua volta. Empreendedores apaixonados geram empresas de

Relacionados