Relatório de determinação de Ácido Ascórbico em medicamento por voltametria cíclica

1622 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

A voltametria cíclica é muito utilizada para adquirir informações qualitativas, obtém com rapidez muitas informações sobre as reações de transferência eletrônica, identificação das espécies presentes na amostra, investigar reatividade e informações importantes sobre as velocidades e o mecanismo da reação em análise.
É uma técnica de varredura rápida nos dois sentidos, fornecendo assim, um pico catódico e outra anódico. Durante a varredura a corrente resultante do potencial aplicado é medida, essa corrente é a resposta de um sinal de excitação aplicado no eletrodo de trabalho. De acordo com os picos encontrados as reações são classificadas em reversíveis, irreversíveis e quase- reversíveis. As reversíveis têm as correntes de pico anódico e catódico com unidades iguais e picos próximos, as irreversíveis possuem apenas um pico, anódico ou catódico, e as quase- reversíveis possuem correntes de pico anódico e catódico com unidades de correntes diferentes.
As reações que ocorrem no eletrodo são determinadas por dois componentes: transferência difusional de massa e transferência de cargas, e em alguns casos pode ocorre reações químicas acopladas a alguns destes processos. A corrente de pico é controlada por difusão (transporte de massa de regiões de alta concentração para regiões de baixa concentração), migração (transporte de massa por íons de acordo com seu número de transferência) ou convecção (transporte de massa por agitação).

O ácido ascórbico é um poderoso oxidante que auxilia na manutenção e formação de colágeno, além de reforçar e proteger o sistema imunológico e prevenir doenças, como gripe e escorbuto. Este se oxida com facilidade, possibilitando o uso da técnica de voltametria cíclica para poder determinar a concentração do mesmo em um comprimido de vitamina C.

O objetivo desta prática é determinar a quantidade de ácido ascórbico em um comprimido de vitamina C, utilizando a voltametria cíclica.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Relacionados

  • Skoog
    549601 palavras | 2199 páginas
  • Química analítica
    517533 palavras | 2071 páginas
  • Resumo PEP 07 09
    431830 palavras | 1728 páginas