RELATÓRIO DE CITOGENETICA VEGETAL (TÉCNICA DE COLORAÇÃO CONVENCIONAL)

455 palavras 2 páginas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA – CCN
CAMPUS UNIVERSITÁRIO “MIN. PETRÔNIO PORTELA”

CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA (NOTURNO)
DISCIPLINA: GENÉTICA

RELATÓRIO DE CITOGENETICA VEGETAL
(TÉCNICA DE COLORAÇÃO CONVENCIONAL)

 .INTRODUÇÃO
A citogenética é o campo da genética que estuda os cromossomos isolados ou em conjunto, distendido ou condensado e estuda também a morfologia organização, função e replicação do cromossomo, sua estrutura, composição e papel na evolução e no desenvolvimento de doenças.
A técnica usada atualmente para estudo dos cromossomos é a mesma nos seus pontos básicos, isto é; o uso de substâncias que interrompe a divisão das células na metáfase, facilitando a visualização dos cromossomos que estão no estado máximo de condensação. A citogenética é o ramo da genética que estuda a estrutura, função e o comportamento dos cromossomos e suas anomalias.
Tanto as técnicas citogenéticas são válidas para a análise de partes específicas do cromossomo ou para analisá-lo como um todo.
Dentre essas técnicas destaca-se a técnica de coloração convencional por Giemsa. Através dela é possível analisar o cariótipo da espécie como um todo, quanto à posição do centrômero, número e tamanho cromossômico.

 OBJETIVO
Analisar o conjunto cromossômico do gênero Allium, através da técnica de coloração convencional.

 PROCEDIMENTO
1.1 PRÉ-TRATAMENTO
As raízes de Allium foram submetidas a um banho com uma solução de 8-hidroxiquioleína (8HQ) a 2M por 24 horas colocadas em um frízer, à temperatura de 10°C. Essa solução impede que as tubulinas se liguem ao fuso, fazendo com que o ciclo pare na anáfase.
1.2 .FIXAÇÃO
No início do procedimento as raízes foram transferidas para um recipiente com Carnoy (Ácido acético), para que as estruturas das células se fixassem.

1.3 COLORAÇÃO CONVENCIONAL
Retiram as raízes do carnoy,

Relacionados

  • Servçosocial
    84844 palavras | 340 páginas
  • biossegurança
    104177 palavras | 417 páginas