Relatório de Caracterização do Terc-butanol e ácido succinico

3821 palavras 16 páginas
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA – COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO
Disciplina: Laboratório de Química Orgânica – Turma: QUI-2A-T3
Prof.ª: Maria Cristina Silva Vidigal
Alunos: Rodrigo Serafim dos Anjos e Sabine Ribeiro Basílio
Datas da prática: 19/12/2013; 16/01/2014; 23/01/2014; 30/01/2014

Caracterização física e química de compostos orgânicos

Belo Horizonte
2º Semestre 2013

1 Introdução
A caracterização de compostos orgânicos é de grande importância no mercado pois nos permite reconhecer substâncias presentes em certos materiais com base em suas características físicas e químicas, além de aprimorar suas formas de aplicação, seus usos e recursos disponíveis. Caracterizar substâncias por meio de testes e reações em laboratório surgiu muito antes dos modernos processos de caracterização que envolvem, por exemplo, espectroscopia, e, além disso, tais técnicas superam e muito o nível didático de processos modernos e tecnológicos, despertando o interesse do aluno, aproximando o contato entre ele e a substância, e ainda crescendo nele o poder de comparação entre as diferentes funções orgânicas[1].
Esta prática teve como objetivo aprimorar as técnicas de caracterização antes estudadas iniciando um trabalho de pesquisa que consiste em reconhecer uma substância através de testes, reações e estudos. As substâncias trabalhadas foram o ácido succínico e o terc-butanol.
O ácido succínico, ou ácido butanodióico é um ácido carboxílico com fórmula molecular C4H6O4, sólido a temperatura ambiente, inodoro e incolor. Os acidos carboxílicos são uma função orgânica que apresenta o grupo carboxila (-COOH) ligado a uma cadeia carbonica, são, em geral polares e possuem interações intermolerculares do tipo ligação de hidrogênio com dimeros cíclicos.
O terc-butanol, ou álcool terc-butílico, é líquido a temperatura ambiente, incolor e possui odor característico de álcoois. É um monoálcool terciário, ou seja, possui

Relacionados