Relatório de bioquima sobre preoteínas

473 palavras 2 páginas
FACVLDADE MAURÍCIO DE NASSAU

BIOQUÍMICA

Professora: Thaís Fontenelle

1. Introdução
As proteínas são polímeros de aminoácidos unidos por ligações, denominadas ligações peptídicas, uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido, através da formação de uma amida. Além disso, os diferentes grupamentos "R" encontrados nos aminoácidos influenciam na estrutura, na funcionalidade e nas propriedades das proteínas individuais.
Vimos no experimento anterior que a solubilidade das proteínas deve- se em grande parte, à distribuição das cargas elétricas ao longo da molécula.
Uma das maneiras de promover a precipitação de uma proteína é atingir seu ponto isoelétrico. Porém, existem outros fatores que influem de maneira importante nessa propriedade física das proteínas, como a ação de ácidos, bases, sais e solventes orgânicos. Além disso, podemos incluir a temperatura como um agente que pode ser utilizado para diminuir a solubilidade de uma proteína.

2. Objetivo
Reconhecer as proteínas precipitadas
Analisar a influência do ph sobre essas moléculas
Identificar os agentes que podem desnaturar a proteína

3. Material e Métodos
2 Tubos de ensaio
1 Baquér
2 Ponteiras
Porta tubo de ensaios
2ml de clara de ovo
2ml de água destilada
2ml de NACL
Pipeta automática

4. Resultados e Discussão

No tubo de ensaio a reação onde à 2ml clara está homogeneizada com 2ml de água destilada, ocorre uma precipitação proteica após 10min em 56C°, Já que as proteínas possuem uma estrutura tridimensional (conformação) bem definida, da qual dependem fundamentalmente suas propriedades físicas, químicas e biológicas. Essa estrutura é relativamente sensível à ação do calor, que causa desorganização das cadeias peptídicas, com consequente alteração conformacional, recebe o nome de desnaturação, e altera as estruturas quaternária, terciária e secundária da proteína sem afetar sua estrutura

Relacionados