Relatório de aulas praticas de microbiologia clininca

1120 palavras 5 páginas
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Curso: Biomedicina
Turma: 3 AN
Aula prática: 01 e 02
Assunto: Coloração de Gram, confecção e Interpretação de Antibiograma, confecção de semeadura em Ágar sangue e Ágar MacConkey, Confecção de Semeadura em meio Chapman; Teste da Novobiocina e Prova da Coagulase e Catalase.
Professora: Cristiane Nascimento
Discentes: Girlândia B. Mota e Joice NeryData: 09-10-2014
RELATÓRIO DAS AULAS PRATICA DE MICROBIOLOGIA
1. Objetivo das aulas. Coloração de Gram teve como objetivo Confeccionar uma lâmina e utilizar a técnica de gram para visualizar a morfologia das bactérias ao microscópio óptico, classificando-as em gram-positivas e gram-negativas.
Confecção e interpretação de antibiograma teve como objetivo avaliar a resistência e susceptibilidade de uma cultura de bactérias, em meio sólido, a um determinado grupo de antibióticos.
A semeadura em Ágar sangue teve como objetivo verificar a capacidade hemolítica dos microorganismos.
Prova de coagulase teve como objetivo verificar a capacidade de microrganismos reagirem com o plasma e formarem um coágulo, uma vez que a coagulase é uma proteína com atividade similar à protombrina, capaz de converter o fibrinogênio em fibrina, que resulta na formação de um coágulo visível.
O Teste de resistência à novobiocina. Finalidade: Verificar se o microrganismo é resistente à novobiocina.
2. Métodos usados no laboratório e resultados observados.
Na coloração de Gram usamos os seguintes matérias: Lâminas para microscopia; Alça de platina; Bico de Bunsen; Microscópio; Óleo de imersão; Bactéria gram-positiva, Tubo contendo solução água esterilizada; Corante: Cristal de violeta; Lugol. Álcool 95%, filtro de papel; e agua corrente da pia.
Flambou-se a alça de platina, sacudimos para resfria-la a partir daí todo procedimento foi realizado próximo da chama do bico de bunsen. Em seguida, retirou-se uma amostra da cultura com a alça e foi depositado no centro da lâmina, onde esse material foi

Relacionados