Relatório de Aula Prática - Interruptor Simples, "three way", "four way" e dimmer

531 palavras 3 páginas
Universidade Federal de Itajubá

Prática 01
Interruptores Simples, “three way”, “four way” e Dimmer

Introdução
Nesta primeira prática foram expostas quais serão as práticas de laboratório ao longo do semestre e foram introduzidas as montagens de interruptores com lâmpadas incandescentes simples, “three way” (dois interruptores distintos que acionam o mesmo ponto de força) e “four way” (três ou mais interruptores de acionamento do mesmo ponto de força) com quantas ligações forem necessárias. Foi introduzido também o conceito de minuteira e por último o “dimmer” (dispositivo de controle de potência e consequente controle de intensidade da iluminação).

Materiais utilizados
Bancadas didáticas com rede trifásica, neutro, devidas proteções, bocais, lâmpadas, acionadores, interruptores, etc.

Desenvolvimento
Primeiramente montamos a configuração da lâmpada incandescente com interruptor simples, aonde a fase chega no interruptor, as duas derivações uma entrega a fase à lâmpada e a segunda recebe o retorno enquanto a lâmpada recebe o neutro da rede e a fase do interruptor.

Fig. 01 (Interruptor simples) https://encrypted-tbn0.gstatic.com/

Logo após foi feita a ligação do interruptor em “three way”, seguido do “four way”.
A configuração do interruptor “three way” é muito parecida com o simples, sendo a fase ligada ao interruptor 1, que vai mandar os dois comandos em série para o interruptor 2, que está recebendo o retorno da lâmpada, que está ligada ao neutro. Após montado, podemos acionar qualquer comando, que sempre haverá alteração na lâmpada (acende ou apaga).

Fig 02 (Interruptor “three way”) https://encrypted-tbn2.gstatic.com/

O “four way” entra em série com o “three way”, sendo sua montagem simples, segue a mesma montagem do “three way”, com a única diferença de haver o interruptor “four way” em série entre os “three way”. Como no “three way”, independente da posição dos comandos, ao acionar qualquer um deles,

Relacionados

  • Relatorio final de estagio- Automação Industrial
    2481 palavras | 10 páginas
  • Documentação técnica
    6107 palavras | 25 páginas
  • Apostila Sargente FAB 2016
    208484 palavras | 834 páginas