relatório de aula prática em microbiologia1

386 palavras 2 páginas
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA EM MICROBIOLOGIA

TÍTULO: Observação de Microrganismos
NOME: DATA DA PRÁTICA: 30/07/2013

OBJETIVO:

O principal objetivo de nossa primeira aula prática é observar a diferença entre células bacteriana e fungica, de forma a comparar suas morfologias, visualizando os microorganismos macroscopicamente e microscopicamente. Após as observações realizadas em grupo, realizado o desenho das amostras vistas no microscópio e discutido suas diferenças.

MATERIAL: Chama de busen;
Cultura de bactérias e fungos;
Lâminas;
Lamínulas;
Corante reativo, Lactofenol azul;
Alça bacteriológica;
Alça em L;
Microscópio;
Luvas de procedimento;
Papel toalha.

PROCEDIMENTO:

Foram usados dois microorganismos na mesma lâmina. Primeiramente foram colocadas duas gotas do corante reativo na lâmina, esquentamos a alça bacteriológica na chama de busen em seguida foram dadas pequenas batidas nas bordas do fraco com a finalidade de pegarmos uma pequena amostra da bactéria sem por em risco a mostra pelo fato da alça bacteriológica estar quente. Depois de misturado a amostra da bactéria no corante e esterilizados alça novamente.
Com a alça em L, realizamos o mesmo procedimento que fizemos com a alça bacteriológica, porem nesse momento foi pego uma amostra do fungo e colocado ao lado da amostra da bactéria junto com o corante.
Depois desses procedimentos colocado a lamínula em cima do material coletado e colocado no microscópio para realização das observações. Para conseguirmos visualizar, foi preciso a da Profa. Rosangela que focalizou as amostras.

CONCLUSÃO:

As observações são nítidas e conseguimos visualizar a diferença entre as amostras de bactérias e fungos. A primeira diferença que observamos é em relação suas estruturas morfológicas mesmo estando ainda nas culturas, ou seja, as bactérias não são vistas de forma macroscopicamente, diferente dos fungos que é visto sem a necessidade do microscópio.
Outra

Relacionados

  • Relatório de aulas práticas - microbiologia
    2659 palavras | 11 páginas