RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRATICA: CROMATINA SEXUAL (Corpúsculo de Barr) E OBSERVAÇÃO DAS CECULAS DA MUCOSA ORAL

1258 palavras 6 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX – UNIFACEX
CRUSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA DE GENÉTICA HUMANA
PROFESSORA: Dra. DELANNE C. S. DE SENA FONTINELE.

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRATICA:
CROMATINA SEXUAL (Corpúsculo de Barr) E OBSERVAÇÃO DAS CECULAS DA MUCOSA ORAL

FRANCISCO LUCIANO DE OLIVEIRA

NATAL/RN
2013
INTRODUÇÃO
O Corpúsculo de Barr ou Cromatina sexual é encontrado em indivíduos do sexo feminino, genótipo XX dos genes sexuais, visível nas células somáticas durante a intérfase. O corpúsculo de barr é compensação natural para a dupla carga genética dos indivíduos femininos da espécie humana. Um dos cromossomos X fica espiralizado, ou seja, inativo, fazendo com que só um dos alelos x se manifeste. Essa espiralizalçao é aleatória nas células do organismo. Nos indivíduos masculinos da espécie humana, genótipo XY, não há corpúsculo de barr ou cromatina sexual, pois somente se manifesta um cromossomo X.
A importância da cromatina sexual está no fato de através dela diferenciarmos as células masculinas das femininas e também identificarmos a ocorrência de síndromes ou anomalias cromossômicas sexuais.
De acordo com a hipótese de Lyon (1961), há nas células de mamíferos do sexo feminino apenas um cromossomo X ativo. Isto proporciona a compensação de dosagem entre homens (XY) e mulheres (XX) em relação aos genes presentes no cromossomo X. O cromossomo X inativo é visto como o corpúsculo de Barr. A inativação do cromossomo X existentes no indivíduo XX ocorre no início da vida embrionária, por volta do 13o – 16o dias de vida intra-uterina e tem 2 propriedades importantes: Determinação randômica (aleatória): o X de origem materna e o X de origem paterna têm a mesma probabilidade de serem escolhidos para inativação. E a manutenção do padrão de inativação: a partir do momento em que um dos cromossomos X é escolhido para inativação e é inativado, todos os descendentes clonais daquela célula apresentam o

Relacionados