RELATÓRIO DA PRÁTICA N04 PREPARAÇÃO, PADRONIZAÇAO E ANÁLISE VOLUMÉTRICA

420 palavras 2 páginas
1 INTRODUÇÃO
Esse relatório representa a prática 4, da disciplina de Química, do curso de Engenharia da Computação, feita no dia 14 de Maio de 2014. O objetivo da prática 04 era o preparo da solução de HCl com molaridade 0,1mol/L e depois calcular a molaridade real da solução com o auxílio do Carbonato de Sódio e do Metil Orange. Com a molaridade real da solução de HCl, o segundo passo era calcular, a partir desse valor, a porcentagem de hidróxido de sódio contido na soda comercial (4g/L), usando o auxilio do metil orange.

2 MATERIAL E MÉTODO Os materiais e reagentes usados nos experimentos foram: 1 Bureta 25ml 2 Copos de Bequer de 100ml 1 Funil de vidro haste curta
 1 Balão volumétrico de 250ml 2 Erlenmeyers de 250ml
 1 Pipeta volumétrica de 10ml 1 Pipeta graduada de 5ml (MP) Frasco lavador
 Suporte universal 1 Garra para bureta HCl concentrado (capela)
 Metil orange

4 CONCLUSÃO
A titulação de substâncias é algo de extrema importância num laboratório de química. Pois é através desta técnica que sabemos qual a concentração de alguma substancia.
Baseado na cinética química, vimos que a concentração das substancias influenciam diretamente na quantidade de energia liberada, tal energia que muitas vezes pode ser de extremo risco ao químico.
1°Experimento
Através deste experimento, foi possível a diluição de uma solução de ácido clorídrico, que primeiramente possuía uma concentração de X mol/L, que futuramente adquiriu a concentração de 0,1mol/L.
Uma das utilidades de uma diluição é a possibilidade de síntese de algum outro composto como vimos no experimento 3.
2° Experimento
No segundo experimento, vimos que a neutralização do carbonato de sódio com o ácido clorídrico do experimento anterior, se dá de uma forma muito sutil. A adição do ácido é gota a gota e se dá através de uma bureta. Com o resultado do volume de ácido, pudemos calcular qual a concentração real do ácido.

Relacionados