relatório calor de combstão

1539 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Centro de Ciências Exatas
Departamento de Química

RELATÓRIO

CALOR DE COMBUSTÃO

Disciplina: Físico-Química Experimental I
Professor: Noboru Hioka

Discentes: Douglas Vanzin RA: 47448 Turma: 031 Gustavo Braga RA: 47430 Thiago Alexandre Peres RA: 47450

Maringá – Paraná
24 de junho de 2010.
Resumo: Considerando a Primeira Lei da Termodinâmica e utilizando bomba calorimétrica a volume constante, foi determinado o calor de combustão de amostras de sacarose (-5071,34 kJ/mol), naftaleno (-5158,75 kJ/mol) e chocolate comercial (-4775,88 cal/g), com erros de cerca de 10%. Para tal, padronizou-se o sistema determinando cv com ácido benzóico.
OBS: Em virtude do laborioso trabalho e do precioso tempo para a construção dos quatro gráficos em papel milimetrado, dos quais, além do ∆T, não se obtém informações valiosas, excepcionalmente, os mesmos foram feitos em computador.

1. OBJETIVO
Determinar o calor de combustão algumas substâncias utilizando bomba calorimétrica.

2. PARTE EXPERIMENTAL

O calorímetro foi preparado colocando em seu interior 1,2 L de água de torneira. Uma pastilha sólida previamente pesada de ácido benzóico, dentro da qual passava um fino fio de cobre, foi cuidadosamente presa pelas suas extremidades nos dois pólos elétricos no interior da bomba calorimétrica. Esta foi fechada e, com um cilindro de Oxigênio, pressurizada a cerca de 20 atms. A bomba foi adaptada no interior do calorímetro conectando os pólos elétricos a uma fonte e ligando o agitador na água, na qual havia adaptado um termômetro em escala Fahrenheit.
Após aguardar cerca de 5 min para equilíbrio térmico a medida se iniciou fechando o circuito elétrico (apertando o botão) simultaneamente com o acionamento do cronômetro. A água sofreu aquecimento e sua temperatura foi medida em intervalos de 15 segundos até sua variação cessar.
Em seguida, a bomba foi despressurizada e a massa

Relacionados