RELATÓRIO AULAPRATICA DE MICRO - MICROORGANISMO DO AMBIENTE

1262 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre a presença de microrganismos no nosso corpo, e sua presença no ambiente onde vivemos no dia a dia, como na bancada, no chão, no sapato, nas mãos enfim em todos os lugares. Está organizado em: Introdução, objetivos, materiais e métodos onde será abordado quais materiais e como serão utilizados, resultado e discussões onde será abordado o resultado de toda a prática executada, análise das placas com meio de cultura repleto de bactérias, questionamentos onde estarão algumas questões respondidas com base em livros e pesquisas, conclusão e referências bibliográficas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em livros que enriqueceram nosso relatório.

OBJETIVO
Verificar a presença de microrganismos no ambiente

MATERIAIS E METODOS

1.1 MATERIAIS UTILIZADOS

Foram utilizados alguns instrumentos e vidrarias para a realização dessa aula prática, sendo eles:

1. Bico de Bunsen;
2. Caneta ou etiquetas para identificação das placas;
3. Agar Mueller Hinton simples fundido e esterilizado em autoclave e mantido a 45ºC vertido em placas de Petri esterilizadas;
4. Placas de Petri esterilizadas;
5. Swabs.
6. Solução Salina

1.2 MICROORGANISMOS NO AMBIENTE

Tendemos a associar estes pequenos organismos somente a doenças graves como a Aids, as infecções desagradáveis, ou inconvenientes comuns como a deterioração de alimentos. Contudo, a maioria dos micro-organismos contribui de modo essencial na manutenção do equilíbrio dos organismos vivos e dos elementos químicos no nosso ambiente. Micro-organismos marinhos e de água doce constituem a base da cadeia alimentar em oceanos, lagos e rios. Micróbios do solo ajudam a degradar detritos e incorporam nitrogênio gasoso do ar em compostos orgânicos, reciclando assim os elementos químicos entre o solo, a água, os seres vivos e o ar.
Certos micróbios têm um papel fundamental

Relacionados