RELATÓRIO AULA PRÁTICA 5: DETERMINAÇÃO DO NÚMERO MAIS PROVÁVEL (NMP) DE COLIFORMES TOTAIS E FECAIS E DETECÇÃO DE Escherichia coli EM MELÃO MINIMAMENTE PROCESSADO.

1893 palavras 8 páginas
Universidade Federal de Mato Grosso
Faculdade de Nutrição
Departamento de Alimentos e Nutrição
Curso de Ciências e Tecnologia de Alimentos

Sumário

1 INTRODUÇÃO
Os Coliformes são definidos como bacilos Gram negativos, não esporulados, aeróbios ou anaeróbios facultativos que fermentam a lactose com produção de ácido e gás. Os principais gêneros pertencentes ao grupo "Coliformes" são a Escherichia e Enterobacter, Citrobacter e Klebsiella. Porém mais de vinte espécies podem atender os critérios que definem o grupo, tais como Aeromonas sp e Serratia sp.
Dentro do grupo "Coliformes", o subgrupo "Coliformes Fecais" é diferenciado por sua capacidade de crescer em temperaturas elevadas (45°C  0,2°C). As denominações "Coliforme Fecal" e "Coliforme Total" não têm validade taxonômica, servindo apenas para designar grupos de bactérias capazes de crescer em condições experimentais definidas.
A determinação de coliformes totais é utilizada como indicador higiênico, sendo que a presença de coliformes fecais indica um risco da presença de outros microrganismos patogênicos de origem fecal. A Escherichia Coli é um dos patógenos de origem alimentar mais comuns, capazes de crescer em temperaturas de 37°C (temperatura do corpo humano) resultando em toxinfecções com sintomas como diarreia e vômitos.
Desenvolvida em 1884 pelo bacteriologista Hans Christian Gram, a coloração de gram é a mais utilizada em bacteriologia, que separam as bactérias em dois grupos: Gram-positivas e as Gram-negativas. A observação de material corado pela técnica de gram não só é importante para acompanhar o isolamento de amostras, como também para determinar o tipo de antibiótico que deve ser utilizado.
A coloração pelo método de Gram é chamada de coloração diferencial porque são utilizados dois corantes e as bactérias ficam coradas em tonalidades diferentes. Isso é possível devido à composição da

Relacionados