Relatório 2 MECFLU UFU

3346 palavras 14 páginas
Universidade Federal de Uberlândia
Faculdade de Engenharia Mecânica
Laboratório de Ensino em Fenômenos de Transporte
Prof. Odenir de Almeida

Validação Experimental da Segunda Lei de Newton ou Balanço de Quantidade de Movimento

Alunos: Ana Carolina Souza Piau N.º: 96844
Turma: UB
Obs.: O experimento foi realizado com a turma UE

Uberlândia, 18 de outubro de 2010

SUMÁRIO

1. RESUMO
Esse relatório apresenta um experimento, cuja interpretação dos resultados fornece a comprovação da segunda lei de Newton ou lei da quantidade de movimento linear aplicada a um volume de fluido inercial. O estudo foi auxiliado pelo teorema do transporte de Reynolds aplicado a tal lei, sendo de extrema importância no âmbito da engenharia, no que concerne a jatos e aplicações.
No experimento utilizou-se o mecanismo de Bico de Injeção, que aponta para uma placa defletora de 90°, e através da colisão e da deflexão de um jato simétrico de água sobre a placa, uma vez que esse aparato permite relacionar a força resultante com vazão do fluido e ângulo de saída. Porém, serão utilizados dados de experimentos anteriores para a comprovação da teoria para placas defletoras de 0° e 30°.
Após a realização do experimento e de todos os cálculos necessários, fez-se a comparação entre os resultados experimentais e teóricos. Levando em consideração a existência de erros ocorridos na execução do experimento, conclui-se que os resultados são satisfatórios, portanto, a segunda lei de Newton é válida.

INTRODUÇÃO Os problemas de estática requerem, basicamente, apenas o conhecimento da densidade do fluido e da posição da superfície livre, enquanto muitos problemas de escoamento exigem a análise de um estado arbitrário do movimento do fluido, definido pela geometria, pelas condições de contorno e pelas

Relacionados