Relatório 1 Merdição

1942 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Departamento de Engenharia Elétrica
Curso de Graduação em Engenharia Elétrica
Laboratório de Sistemas de Medição - Prof. Hilton de Oliveira Mota
Relatório Nº 01
Aluno: Nayara Grazielle do Nascimento Irias
No. Matrícula: 2010072922 Turma: L3 Data: 10/09/2013
Componente do grupo: Lucas Ramos Maciel – 2008015291

EFEITO DE CARGA NO SISTEMA DE MEDIÇÃO
1 – INTRODUÇÃO
Instrumentos utilizados para realizar medições afetam os resultados das medidas. A grande responsabilidade disso se deve ao fato dos próprios medidores apresentarem componentes eletrônicos em sua montagem como resistores e capacitores. Tal característica pode afetar o mensurando já que dependendo da disposição dos componentes, o resistor interno ao instrumento atuará como divisor de tensão e o capacitor pode filtrar freqüências desejadas. Idealmente, é esperado que um aparelho de medição tenha uma impedância de entrada infinita, ou em termos práticos, que ela seja muito maior que a do componente a ser medido.
Para evitar o efeito de carga pode se usar um amplificador operacional entre o medidor e o mensurando, pois como o amplificador operacional apresenta elevada impedância de entrada há uma menor probabilidade de esta ser influenciada pelo instrumento de medição.
2 - OBJETIVOS
Compreender a influência do circuito elétrico do medidor no resultado da medição e analisar as estratégias para que esse fenômeno seja minimizado, preservando pessoas e equipamentos.
3 – METODOLOGIA
3.1 - Descrição da Função de Medição Nesta prática iremos realizar medições de tensão a partir da utilização do voltímetro digital do NI-ELVIS II. As escalas disponíveis para medição de tensão neste equipamento e sua respectiva precisão são:

Precisão da Medição de Tensão DC ± (ppm ou leitura + ppm de intervalo)

Precisão da Medição de tensão AC ± (% da leitura +% da faixa)

Função de Medição: Vm= V + εr + µεr + εΔt + µεΔt
Onde: εr = erro de calibração, µεr = Incerteza associada a

Relacionados