Relatória da conferência de beatriz sarlo: a literatura e a arte na cultura da imagem

4363 palavras 18 páginas
Conferência: A literatura e a arte na cultura da imagem, de Beatriz Sarlo
Relator: Marcelo Dias de Carvalho

Breve biografia e trajetória intelectual

O ciclo “Arte, Etnicidade e Culturas Urbanas”, lança o “Projeto Fronteiras Braskem do Pensamento” em São Paulo, na Pinacoteca do Estado. Para a conferência de abertura “A literatura e a arte na cultura de imagem” foi convidada a crítica literária e ensaísta Beatriz Sarlo, professora de literatura na Universidade de Buenos Aires durante 20 anos, e professora convidada na Universidade de Maryland e na Universidade da Califórnia, Berkeley.

Considerada uma das principais intelectuais da Argentina da atualidade, Beatriz Sarlo além de atuar como crítica literária, tem refletido cada vez mais sobre diversos aspectos da cultura e sociedade contemporânea, sobretudo da realidade argentina. Seus ensaios têm ultrapassado fronteiras disciplinares e acadêmicas, que vão da literatura à sociologia, da filosofia ao urbanismo, dos meios de comunicação à política. Numa perspectiva crítica e polêmica, ou como ela mesmo prefere definir, “a partir de um pensamento radical e independente”, tem produzido importantes análises sobre os fenômenos artísticos, estéticos, sociais e políticos da contemporaneidade argentina.

Na década de 70, durante a ditadura militar argentina, fundou com outros intelectuais do país, a Revista Punto de Vista, periódico de resistência publicado até 20081, voltado para a reflexão de aspectos culturais e políticos, a partir de uma proposta “marginal, de oposição, alternativa e longe de qualquer instituição”, segundo a própria autora.

A sua produção intelectual, embora tenha a sociedade argentina como objeto de suas análises, é de extrema importância para uma visão mais crítica do contexto contemporâneo de outros países latino americanos, como é o caso do Brasil, onde há cada vez mais interesse pelo conjunto de sua obra. Desde a segunda metade da década de 90, alguns de seus livros vem sendo traduzidos

Relacionados

  • Bullying
    411387 palavras | 1646 páginas