relatóri de étiac

1054 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO
Ética, do latim ethica. Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto (Novo Dicionário Aurélio, Ed. Nova Fronteira, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira).
Ética (do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento) é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano. è a reflexão sobre a ação humana é que caracteriza a ética.( www.dicionarioinformal.com.br/ética‎)
Ser ético é agir dentro dos padrões estabelecidos como certo, respeitar os integrantes de uma sociedade ao qual esteja inserido, fazer aos outros como gostaria que fosse para você, não prejudicar para não ser prejudicado, uma verdadeira” lei de retorno”, aonde todos são beneficiados.
Ética Profissional em Administração
Ética profissional é o conjunto de normas tipificadas em códigos de uma determinada categoria profissional, aprovadas por conselhos ou legislação própria, tem como objetivo fiscalizar e orientar o profissional na sua conduta e formação ética.
O código de ética é um importante instrumento para o exercício do ofício, tornando-se um guia de orientação com deveres e direitos para o desempenho profissional do indivíduo, uma cartilha indispensável de uso habitual; exemplos: advogados , médicos, magistrados e profissionais liberais.
O código de ética médica em seu texto descreve: O presente código contém as normas éticas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício da profissão, independentemente da função ou cargo que ocupem.
A ética é uma coisa muito pessoal faz parte da formação do caráter do indivíduo, tendo como origem o

Relacionados