Relatódio de Fisica

2604 palavras 11 páginas
A afetividade no processo de ensino-aprendizagem Introdução
Pretende-se discutir a afetividade no processo ensino-aprendizagem destacando-se caminhos didáticos que o educador possa seguir para obter um ensino de qualidade, e a contribuição das relações de afetividade na escola para que o educando construa habilidades cognitivas através da afetividade no processo de ensino-aprendizagem.
A escolha do tema da pesquisa se deu por muitas vezes presenciar cenas de choro constantes devido às crianças não conseguirem concluir as tarefas propostas pela professora.
A presente pesquisa se deu através de um questionário aplicado com 05 professores do 2º ano do ensino fundamental de uma escola na rede estadual de ensino do Estado de São Paulo, em que tive a oportunidade de estagiar.
Procurei enfatizar na minha pesquisa a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem.
A prática diária de uma sala de aula está repleta de fatos expressivos tanto na vida do professor quanto do aluno. Entre tantos fatores que acontecem diariamente, as manifestações de afeto que tantas vezes permeia a relação do professor com seu aluno podem contribuir de uma maneira significativa ao seu aprendizado.
Durante o meu estágio nessa escola, percebi que as crianças choravam muito por não conseguirem terminar a tarefa proposta pela professora titular que era muito ríspida com eles, a partir dessa situação comecei a indagar como a relação professor/aluno e conseqüentemente a afetividade, influenciam no processo ensino-aprendizagem. “Saber que não passo despercebido pelos alunos, e que a maneira como me percebam me ajuda ou desajuda no cumprimento de minha tarefa de professor aumenta em mim os cuidados com o meu desempenho.” (Freire 1996 – p. 97)

A afetividade sob o olhar da Psicologia da Educação

O processo ensino-aprendizagem é o recurso fundamental do professor: sua compreensão, e o papel da afetividade nesse processo é um elemento importante para aumentar a sua

Relacionados