Relattório de cal e gesso

1365 palavras 6 páginas
Edgard Lenk Catelani
Hugo Fernandes B. Santos
Suzane Maria de Moraes

RELATÓRIOS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II

Apresentado a disciplina: Materiais de Construção Civil II
Professora:
Gisele Fabiane Costa Almeida

São Paulo
2015

Índice

1. OBJETIVO 3
2. INTRODUÇÃO 4
3. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS 5
4. ProcedimentoS 6
5. RESULTADOS 8
6. conclusões 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1. OBJETIVO

Este relatório tem como objetivo apresentar os experimentos realizados, no laboratório, para determinar a absorção de água por capilaridade e do coeficiente de capilaridade em argamassas de revestimentos, conforme a norma ABNT NBR 15:259:2005; a resistência á tração na flexão e compressão axial de argamassas conforme ABNT RBR 13.281:2005; a carga de ruptura e módulo da resistência à tração na flexão de placas cerâmicas conforme ABNT NBR 13.818: 1997; e a determinação da resistência à tração do aço conforme ABMT NBR 6832:2013. Para tais experimentos forma utilizados corpos de provas específicos conforme solicitados em suas respectivas normas que serão detalhados no corpo deste relatório e consequentemente os resultados de seus ensaios.
Os resultados obtidos foram para o de determinação de absorção de água por capilaridade e do coeficiente de capilaridade em argamassas de revestimentos uma classe C6 apresentando uma alta taxa de absorção. No ensaio de resistência á tração na flexão e compressão axial de argamassas encontramos uma resistência à compressão de 6,95MPa que indica uma classificação P5 e um Rf de 8,8MPa sendo classifica como uma argamassa R6. Já para o ensaio de carga de ruptura e módulo da resistência à tração na flexão de placas cerâmicas obtemos um CR 553,4N e um MRF de 12,0MPa e finalmente para o ensaio da barra de aço o valor encontra foi de 661MPa.

2. INTRODUÇÃO

Este relatório tem como objetivo apresentar os experimentos realizados, no laboratório, para determinar a absorção de água por capilaridade e do coeficiente de

Relacionados