Relatório Grafico Movimento

560 palavras 3 páginas
RELATÓRIO DE LABORATÓRIO

EXPERIÊNCIA 1: FÍSICA GERAL TEÓRICA E EXPERIMENTAL ll

ALUNO: Marco Antonio Miasato COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL Il
TURMA: 2º SEMESTRE DE ENGENHARIA CIVIL
PROFESSOR: SANDRO
Setembro/2014

INTRODUÇÃO:

O movimento retilíneo é a forma mais simples de deslocamento, visto que os movimentos são ao longo de uma reta, quer seja horizontal, movimento de um carro, quer seja vertical, queda ou lançamento de um objeto.
Como tudo ocorre em uma dimensão pode-se dispensar o tratamento vetorial mais rebuscado e tratarmos em termos de grandezas escalares, com o devido cuidado de analisar os sentidos de velocidades e as mudanças de sinais que são freqüentes quando redefinimos o eixo de referência.

OBJETIVO:

Construir Gráfico no Excell:

Posição x Tempo;
Velocidade x Tempo;
Aceleração x Tempo.

REFERENCIAL TEÓRICO:

CINEMÁTICA – Estudo dos movimentos; exploração de conceitos básicos como posição, velocidade e aceleração.
MÓVEL – É o corpo cujo o movimento é descrito: Tipos:
a) Ponto Material – A idéia física de ponto material é a de um corpo cujas dimensões possam ser desprezadas em relação a outras dimensões envolvidas no fenômeno que se esteja examinando. b) Corpo extenso – As dimensões não podem ser desprezadas.
REFERENCIAL – É o lugar onde está localizado de fato um observador em relação ao qual um dado fenômeno (como um corpo em movimento) está sendo analisado.
MOVIMENTO E REPOUSO – Um corpo está em movimento em relação a um dado referencial quando as sucessivas posições ocupadas pelo corpo, em relação a esse referencial, se modificam no decorrer do tempo. Caso contrário, dizemos que o corpo está em repouso em relação a esse mesmo referencial.
TRAJETÓRIA – Corresponde a linha geométrica descrita por um ponto material ao se deslocar em relação a um dado referencial. A forma assumida pela trajetória depende do referencial adotado.
ESPAÇO – representado pela letra s é a medida algébrica, ao

Relacionados

  • Tecnico de informatica
    44851 palavras | 180 páginas