RELATORIOSABAO

1113 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
TECNOLOGIA EM ALIMENTOS

ANDERSON TAKIHARA
ANDRÉIA MACEDO
CAMILA MARTINS
RAFAELE MARTINS

PREPARAÇÃO E PROPRIEDADES DOS SABÕES

RELATÓRIO QUÍMICA ORGÂNICA

LONDRINA
2014
RESUMO

No experimento desenvolvido, a hidrólise alcalina foi realizada a partir da reação de óleos com uma base forte (NaOH) formando um sal de ácido graxo (sabão) solúvel em água, em seguida o sabão obtido foi reagido com um ácido forte (HCl) obtendo-se um ácido graxo de cadeia longa insolúvel em água. Logo após no outro ensaio o mesmo sabão obtido no primeiro experimento foi reagido com sais inorgânicos (MgSO4, CaCl2), observou-se que o produto formado nas duas reações eram sais de ácido graxo insolúveis em água.

INTRODUÇÃO

A fabricação de sabão é, sem dúvida, uma das atividades industriais mais antigas de nossa civilização. Sua origem remonta a um período anterior ao século XXV A.C.. Nesses mais de 4500 anos de existência, a indústria saboeira evoluiu acumulando enorme experiência prática, além de estudos teóricos desenvolvidos por pesquisadores. A manufatura dos sabões constitui-se numa das sínteses químicas mais antigas. Uma reação química característica é a hidrólise dos glicerídeos. Esta reação dá origem aos sais dos ácidos carboxílicos e ao glicerol, e se encontra abaixo:

Os sabões e os detergentes são usados para remover sujeiras e, principalmente, gorduras dos materiais. A água por si só não consegue remover certos tipos de sujeira, como, por exemplo, restos de óleo. Isso acontece porque as moléculas de água são polares e as de óleo, apolares. O sabão exerce um papel importantíssimo na limpeza porque consegue interagir tanto com substâncias polares quanto com substâncias apoiares. Isso pode ser entendido analisando sua estrutura. Os sabões possuem a seguinte estrutura típica “Quimicamente gorduras (vegetais e animais) são ésteres carboxílicos derivados de um único álcool, o glicerol, HOCH2CHOHCH2OH, e são conhecidos

Relacionados