relatorios

Páginas: 5 (1082 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Indução Eletromagnética


Complementos de Física


Resumo
Neste experimento foi utilizado um transformador e duas bobinas, secundária e primária. Tem como objetivo medir a corrente induzindo uma bobina cujo interior recebe uma série de variações de fluxos magnéticos. Está variação é provocada por um imã permanente e por uma outra bobina ligada á uma fonte de tensão.
.Introdução









O Físico inglês, Michael Faraday, descobriu o princípio da indução eletromagnética, em 1831.
Usando uma espira circular e um ímã, Faraday percebia através de um amperímetro a presença de uma corrente elétrica induzida toda a vez que passava o ímã por dentro desta espira, e que esta corrente cessava quando deixava de movimentá-lo.
Aproximando ou afastando o ímã da espiraFaraday percebia que a agulha de seu amperímetro movimentava-se nos sentidos horário e anti-horário, com a mesma intensidade.
Sempre que houver variação do fluxo magnético através de uma espira, surgirá nesta espira uma força eletromotriz induzida.
Observando o mesmo experimento, Lenz concluiu que a corrente elétrica originada pela variação do fluxo magnético, num circuito fechado, é puramenteresistiva, e permitiu a seguinte alteração na Lei de Faraday, surgindo a Lei de Lenz-Faraday:
Havendo variação do fluxo magnético através de um circuito surgirá uma força eletromotriz induzida. Se o circuito for fechado circulará uma corrente induzida cujo sentido tenderá a se opor às variações que lhe deu origem
Quando Oersted mostrou, através de experimentos, que umacorrente elétrica gera um campo magnético à sua volta, muitos físicos da época começaram a pensar no modo contrário, isto é, começaram a imaginar se um campo magnético poderia gerar uma corrente elétrica. A questão era saber como isso poderia ser feito, foi então que Faraday conseguiu provar que o inverso acontecia, isto é, Faraday provou que era possível um campo magnético gerar uma corrente elétrica.Na época, acreditava-se que a corrente elétrica era um fluido e para conseguir explicar corretamente que um campo magnético gera uma corrente, Faraday teve que partir do princípio que algum tipo de movimento ou variação do campo magnético poderia provocar o movimento desse fluido. A partir desta hipótese Faraday descobriu a indução eletromagnética. Asituação da figura acima mostra o fator determinante na geração da corrente elétrica: a variação do número de linhas de campo magnético que atravessa a espira, ou seja, a variação do fluxo magnético através da espira. Portanto, podemos dizer que com uma simples movimentação de um ímã próximo a uma espira, isto é, a um circuito elétrico fechado, é possível produzir corrente elétrica.A produção de corrente elétrica por campos magnéticos recebeu o nome de indução eletromagnética e a corrente gerada por meio desse processo é chamada de corrente induzida. Quando uma área delimitada por um condutor sofre variação defluxo de indução magnética é criado entre seus terminais uma força eletromotriz (fem) ou tensão. Se os terminais estiverem ligados a um aparelho elétrico ou a um medidor de corrente esta força eletromotriz ira gerar uma corrente, chamada corrente induzida. Este fenômeno é chamado de indução eletromagnética, pois é causado por um campo magnético e gera correntes elétricas. A corrente induzida sóexiste enquanto há variação do fluxo, chamado fluxo indutor.



Procedimento / Resultados

O experimento foi iniciado a principio com uma explicação teórica de como o mesmo funcionaria, após a explicação rápida porem bastante esclarecedora foi iniciado o experimento. A principio já estava tudo montado bastando apenas que fosse feita a ligação correta dos cabos que ligariam a fonte de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatorio
  • relatorio
  • Relatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!