Relatorios de Fis Experimental 1 sobre erros e medidas

Páginas: 8 (1791 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ









ERROS E MEDIDAS







SANTA CRUZ
2014



















WALMIR REIS DE OLIVEIRA NETO
Matricula: 200801166279

INTRODUÇÃO

Uma medida experimental é satisfatoriamente representada quando, a esta medida é atribuído um erro, ao qual a medida está sujeita.
Quando efetuamos uma medida ou várias medidas (nas mesmascondições, de uma mesma grandeza), o valor dessa grandeza deve ser expresso pela relação:

Para os casos onde é realizada uma única medida x é a própria medida e para várias medidas é a média dos valores medidos. O  é chamado de desvio para várias medidas, para uma única medida é chamado de incerteza, e tem o valor da metade da menor medida do instrumento.MEDIDAS E ERROS


MEDIDAS FÍSICAS

As medidas podem ser classificadas em dois tipos, diretas e indiretas suas definições são especificadas a seguir.
Medidas diretas → São aquelas obtidas diretamente do instrumento de medida. Como exemplos podem ser citados: comprimento e tempo, sendo realizadas diretamente de trenas e cronômetros, respectivamente.Medidas indiretas → São aquelas obtidas a partir das medidas diretas, com o auxílio de equações. Por exemplo: a área de uma superfície, volume de um corpo ou a vazão de um rio ou canal.

ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

A medida de uma grandeza física é sempre aproximada, por mais capaz que seja o operador e por mais preciso que seja o aparelho utilizado. Para representarmos uma medida usamos algarismos.Além de utilizarmos algarismos que temos certeza de estarem corretos, admite-se o uso de apenas um algarismo duvidoso. O número de algarismos significativos está diretamente ligado à precisão da medida, ou seja, quanto mais precisa a medida maior é o numero de algarismos significativos.
Exemplo: Se o resultado de uma medida é 3,24cm, os algarismos 3 e 2 são corretos e o algarismo 4 é o duvidosonão tendo sentido físico escrever qualquer algarismo após o 4.
Observações importantes em relação aos algarismos significativos:
1. A presença de vírgula (casas decimais) no valor de uma medida não é considerada ao se tratar da identificação de algarismos significativos. Por exemplo, uma medida de 7,45 cm possui duas casas decimais, mas três algarismos significativos.
2. Não é algarismosignificativo o zero a esquerda do primeiro algarismo significativo diferente de zero.
3. Zero a direita de algarismo significativo também é algarismo significativo.
4. É significativo o zero situado entre algarismos significativos.
5. Quando tratamos apenas com matemática, podemos dizer por exemplo, que 5; 5,0; 5,00 e 5,000 são iguais. Entretanto, ao lidarmos com resultados de medidas devemos semprelembrar que 5 cm; 5,0 cm; 5,00 cm e 5,000 cm são diferentes, pois a precisão de cada uma delas é diferente.
6. Arredondamento: Quando for necessário fazer arredondamento de algum número, utiliza-se a seguinte regra:
- quando a direita do último algarismo significativo for menor a 5 este é abandonado;
- quando a direita do último algarismo significativo for maior ou igual a 5, somamos 1 unidadeao algarismo significativo anterior.
7. Operações com algarismos significativos:
- Soma e subtração: Primeiro devemos reduzir todas as parcelas a mesma unidade. Após deve-se observar qual a parcela que possui o menor número de casas decimais, esta deve ser mantida e as demais devem ser arredondadas para o mesmo número de casas decimais. Após deve ser realizada a soma.
- Produto e divisão: Aregra é dar ao resultado da operação o mesmo número de casas decimais do fator que tiver o menor número das mesmas. Portanto, a operação deve ser realizada da forma em que são apresentadas e o arredondamento é realizado no resultado.
8. Algarismos significativos em medidas de erro: se o erro da medida esta na casa dos décimos, por exemplo, não faz sentido fornecer os algarismos correspondentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio física experimental medidas e erros
  • Fisica Experimental 1 Medidas e erros
  • Relatório Física Experimental Medidas e Erros
  • Relatório
  • Relatório de Física Experimental: Erros e Medidas
  • Relatório sobre erros experimentais e vidrarias
  • relatorio sobre medidas, erro e desvio
  • Relatório de Física Experimental I

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!