RELATORIOOO 1

308 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO
Solubilidade é “quando se dissolve um sólido ou líquido num outro líquido, as unidades estruturais do primeiro – íons ou moléculas – separam-se umas das outras e o espaço entre elas passa a ser ocupado pelas moléculas do solvente” (MORRISON, 1981).
Solubilidade é de extrema importância em processos realizados em laboratórios químicos. Dentre muitas informações que pode-se retirar da solubilidade, a identificação de substâncias desconhecidas é uma das mais importantes (MATOZO, 2008).
A solubilidade dos compostos orgânicos pode ser dividida em duas categorias principais: a solubilidade na qual uma reação química é a força motriz e a solubilidade na qual somente está envolvida a simples miscibilidade. As duas estão inter-relacionadas, sendo que a primeira é, geralmente, usada para identificar os grupos funcionais e a segunda para determinar os solventes apropriados para recristalização, nas análises espectrais e nas reações químicas.
Três informações podem ser obtidas com relação a uma substância desconhecida, através da investigação de seu comportamento quanto à solubilidade utilizando os seguintes solventes: água destilada, álcool metílico e hexane.
Em geral, encontram-se indicações sobre o grupo funcional presente na substância, por exemplo, uma vez que os hidrocarbonetos são insolúveis em água, o simples fato de um composto como o éter etílico ser parcialmente solúvel em água indica a presença de um grupo funcional polar. Além disso, a solubilidade em certos solventes fornece informações mais específicas sobre um grupo funcional, por exemplo, o ácido benzóico é insolúvel em água, mas o hidróxido de sódio diluído o converte em seu sal, que é solúvel. Assim, a solubilidade de um composto insolúvel em água, mas solúvel em solução de NaOH diluído é uma forte indicação sobre o grupo funcional ácido. (CONSTANTINO, 2004).
OBJETIVOS
O objetivo desta prática é a determinação da solubilidade de compostos orgânicos através de um estudo

Relacionados