RelatorioFT1

1522 palavras 7 páginas
Medidas de Viscosidade
Professor José Luz Silveira

Nome:
RA:
Solange Iara Gessner
141323388

Guaratinguetá – SP
Abril de 2015

Resumo:

A experiência descrita por meio deste relatório foi realizada com o intuito de calcular experimentalmente a viscosidade de diferentes tipos de fluidos. Com este objetivo, foram utilizados três métodos:
1. Perda de carga Neste método, foi utilizado um equipamento com um manômetro diferencial e duas colunas de fluido. Uma válvula era aberta e ocorria uma diferença de pressão, até a estabilidade, enquando isso o tempo decorrido foi anotado, assim como a variação da coluna de óleo. A partir desses dados, a viscosidade pode ser calculada. O valor da viscosidade calculado foi 252,4 cp. Logo, de acordo com os valores tabelados pela SAE, o óleo é o SAE 40.
2. Viscosímetro de Hoppler Neste método, uma esfera foi lançada em um tubo contendo o fluido a ser analisado. O tempo de queda desta entre duas marcações do tubo foi cronometrado e assim pudemos calcular a viscosidade. O valor da viscosidade calculado foi de 199,9 cp. Logo, de acordo com os valores tabelados pela SAE, o óleo é o SAE 30.
3. Viscosímetro de Rheotest Neste método, a viscosidade foi calculada com a ajuda de um instrumento de medição, a partir da leitura do valor α neste instrumento de medição. Este valor foi encontrado pelo viscosímetro de Rheotest através da introdução do fluido em um cilindro em rotação e da medição do momento de torção. O valor da viscosidade calculado foi de 315,40cp. Logo, de acordo com os valores tabelados pela SAE, o óleo é o SAE 40.

1. Introdução

1.1. Definição de Fluido: Fluido é qualquer substância que se deforma continuamente sob a aplicação de qualquer tensão de cisalhamento, não importando a intensidade e na ausência não ocorre deformação, ou seja, fluidos são substâncias que não resiste a aplicação de tensões de cisalhamento. Desta forma, têm-se que os fluidos

Relacionados