Relatoriofitopatologia

570 palavras 3 páginas
Relatório

A visita técnica ocorreu no dia 20 de maio de 2015, juntamente com a turma de Fitopatologia especial, com destino ao Município de Paty dos Alferes - Rio de Janeiro conhecido como a “terra do tomate”, o município tem um histórico muito antigo com a produção de tomate, local onde a produção de tomate é quase cultural. Essa característica de produção ao longo de muitos anos trouxe alguns problemas em relação a doenças, onde a cultura em si já apresenta grande sensibilidade a doenças causadas por fungos (Rhizoctonia solani, Phytophthora infestans) e Bacterias.
Em seguida chegamos ao Ceasa e seguimos viajem com o Eng. Agrônomo João Abreu, seguimos até a área de produção de tomates em cultivo protegido, onde a principal variedade que foi vista é a sweet Grape, O Sweet Grape é plantado em substrato dentro de vasos plásticos de 08 (oito) litros, cada vaso fica sobre um tijolo de cerâmica, para que as raízes não penetrem no solo, a uma distância de 0.10 a 0.20 cm entre si, e espaçamento em linhas de1.00 a1.50 metros .
A cultura leva após a semeadura 95 (noventa e cinco) dias para produzir, chegando a produzir até 09 (nove) Kg cada pé, tendo o ciclo de vida de 06 (seis) meses podendo chegar até 09 (nove), caso o produtor queira. O seu ápice de produção acontece com 30 (trinta) dias de colheita.
A irrigação é feita através de tubos gotejadores, que são instalados de acordo com o estudo que determina a quantidade e o espaçamento. A água chega até o pé do tomate através de bombeamento automático e computadorizado. O produtor programa a quantidade e o tempo. O adubo é diluído em meio aquoso e sua aplicação é feita utilizando o sistema de irrigação. Após o inicio da colheita o manejo é realizado a cada 08 (oito) dias, onde é feito a poda das folhas, desbrota e tutoramento para evitar que as folhas e os frutos toquem o chão. Dentro da estufa a variedade fica mais protegida de pragas e doenças, e antes da entrada é realizada uma sanitização das solas dos sapatos e das

Relacionados