Relatoriodefisica3codigodecores

1075 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
CAMPUS PITUAÇU
ESCOLA DE ENGENHARIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Yuri Barros Barbosa - 000831514

FAMILIARIZAÇÃO DE CORES

SALVADOR
BA
Familiarização com o código de cores para a identificação de um resistor

FAMILIARIZAÇÃO DE CORES

Trabalho desenvolvido pela matéria de Física Geral e Experimental III - Laboratório, com o tema : Familiarização De Código De Cores Para A Identificação De Um Resisor, como parte da avaliação referente ao primeiro semestre do ano de 2015.
Professor: Antônio Roberto de Azevedo Bião

SALVADOR
2015
1. Objetivos Gerais:
Após a realização da experiência o aluno deverá ser capaz de:
1. Reconhecer o valor de um resistor, utilizando o código de cores.
2. Reconhecer a tolerância do valor de um resistor pelo código de cores. 2. Objetivos especificos
Como objetivos, temos que os valores teóricos obtidos, devem ser comparados ou próximos aos obtidos através de uma leitura precisa por aparelho. Este experimento nos permite um maior conhecimento e familiarização acerca de resistores, identificados e classificado pela sua aparência e código de cores.

3. INTRODUÇÃO TEÓRICA:
Resistores:
São peças utilizadas em circuitos elétricos que tem como principal função converter energia elétrica em energia térmica, ou seja, são usados como aquecedores ou como dissipadores de eletricidade.

Alguns exemplos de resistores utilizados no nosso cotidiano são: o filamento de uma lâmpada incandescente, o aquecedor de um chuveiro elétrico, os filamentos que são aquecidos em uma estufa, entre outros. Um resistor ideal é um componente com uma resistência elétrica que permanece constante independentemente da tensão ou corrente elétrica que circular pelo dispositivo.

Código de cores:
Como os resistores são componentes muito pequenos e devem ter os valores de suas resistências facilmente identificados, costuma-se codificar este valor com o uso de uma série de faixas coloridas

Relacionados