RelatorioCartografia

389 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE TECNOLOGIA – IT
CARTOGRÁFIA BÁSICA E GEOPOSICIONAMENTO

Docente: Ricardo Vilar Neves

Discentes: Melina Amorim
Rodrigo Barcellos

Método Relativo

No método relativo, a posição de um ponto é determinada com relação à de outro, cujas coordenadas são conhecidas. Estes pontos com coordenadas conhecidas são chamados de estações de referência ou estações base.
Para realizar o método relativo, os receptores precisam rastrear, simultaneamente, os mesmos satélites. Como estação de referência o usuário pode utilizar os dados da RBMC (Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo). Se a estação de referência possui erros, tais como o multicaminho ou refração, estes são propagados para as coordenadas do usuário. Logo, é importante que esses efeitos sejam corrigidos em estações de referência para que as coordenadas obtidas pelos usuários a partir deste método de posicionamento tenham maior exatidão.

Em tempo Real:

Os processamentos em tempo real são caracterizados pela transmissão das correções via rádio da estação base para a estação móvel que processa instantaneamente as coordenadas da posição. Porém esse sistema de comunicação (rádio) possui alguns fatores que interferem diretamente no desempenho desse conjunto.
O primeiro fator de interferência na transmissão dos dados do receptor base ao móvel é a potência do rádio utilizado para envio. Quanto menor a potência, menor será à distância na qual o receptor móvel conseguirá receber os dados.
Outro fator é o ambiente, pois a onda eletromagnética sofre interferência devido a obstáculos no local onde está sendo utilizada, diminuindo seu alcance.

Pós Processada:

Esse método teve origem para dar maior eficácia na obtenção dos dados, ele integra o sistema de comunicação móvel com a internet. Alguns aparelhos GPS possibilitam o armazenamento das informações dos pontos coletados (principalmente as coordenadas x, y e z). Dessa

Relacionados