RELATORIOAEC esquema de razão variavel

578 palavras 3 páginas
ATIVIDADE NO BIOTÉRIO – ESQUEMA DE RAZÃO VARIÁVEL

1 – INTRODUÇÃO
Pretendeu-se, através do relatório apresentado e das práticas efetuadas a verificação do comportamento emitido pelo sujeito laboratorial diante dos esquemas de reforçamento intermitente. Os experimentos realizados em laboratório se propuseram à verificação de respostas (pressões à barra) No esquema de razão variável, as respostas de pressões à barra foram: 5, 8, 3, 7, 9, 4, 1, 8, 10, 4, 7, 11, 5, 2, 6, 9, 3, 5, 10. Verificou-se uma taxa de respostas bem superior no experimento realizado em esquema de razão variável, do que o realizado em razão fixa. Conclui-se que a superior quantidade das taxas de pressões à barra, no caso da razão variável, deve-se a não possibilidade de discriminação com relação à necessidade da quantidade de emissão das respostas para obtenção do reforçamento.
2 – OBJETIVO
No esquema de razão variável, a apresentação de um reforçador depende da emissão de um número variável de repostas, independentemente da passagem do tempo. Nesses esquemas, uma taxa de respostas maior produz uma taxa de reforços maior. Em razões muito altas, a taxa de respostas diminui principalmente devido ao fato do responder contínuo ser interrompido por pausas. A extinção após o reforço em VR, em geral, também produz transições abruptas de taxas altas de respostas para períodos sem respostas. A taxa de respostas é constante.
3 – MÉTODO As observadoras, no dia 14 de junho de 2012, das 10h00m às 10h39m, seguindo as orientações contidas no Manual de AEC (GOMIDE & WEBER 2007), e seguindo as orientações da Professora, receberam o sujeito experimental, ao qual foi posto pela professora dentro da caixa experimental de Skinner. O sujeito estava privado de água durante 14h. As alunas colocaram a chave de controle na posição automática de modo que o sujeito pressionasse a barra e obtivesse 10 reforços em CRF. Após as 10 CRF, colocaram a chave na posição manual, as acadêmicas esperaram que o sujeito pressionasse

Relacionados