Relatorio6quimica

1085 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO

Para os antigos químicos, compostos orgânicos eram aqueles encontrados nos organismos vivos ou produzidos por estes, e, portanto, faziam parte dos processos vitais. Todos os outros foram classificados como compostos inorgânicos. Além disso, a doutrina prevalecente, a do vitalismo, colocava uma barreira instransponível entre os dois, uma vez que os compostos orgânicos seriam dotados de uma "força vital" que os tornariam, intrinsecamente, diferentes dos outros compostos. Em 1828, Friedrich Wöhler demonstrou que a teoria dos vitalistas estava errônea e hoje em dia os termos orgânico e inorgânico são usados independentemente da presença ou ausência da "força vital" (RUSSEL, 2002).
Infelizmente, é impossível fornecer uma definição moderna de compostos orgânicos que seja completamente satisfatória. Às vezes se diz que compostos orgânicos são compostos de carbono, mas esta definição inclui os óxidos de carbono, os carbonatos, os cianetos, os carbetos e outros compostos que haviam sido considerados, tradicionalmente, inorgânicos. É melhor dizer que compostos orgânicos são compostos de carbono, hidrogênio e possivelmente de outros elementos. (RUSSEL, 2002).
Os compostos orgânicos podem ser divididos em três categorias: Alifáticos, aromáticos e heterocíclicos. Os heterocíclicos contêm além de carbono, elementos diferentes do anel. O carbono forma também compostos com outros elementos, além do hidrogênio e do oxigênio (LEHMAN e SACKHEIM). Vários testes são utilizados para caracterizar e identificar os compostos orgânicos, sendo eles então, de grande importância no campo da química. Um exemplo disso é a aplicação do estudo da identificação de compostos orgânicos na indústria farmacêutica.

Cada grupo funcional apresenta certas reações características do seu grupo, que podem ser usadas para a identificação desses compostos orgânicos. Testes qualitativos, de fácil efetuação, permitem que haja a caracterização dos grupos funcionais. A identificação é feita

Relacionados