Relatorio06 Final

2486 palavras 10 páginas
Resumo. Os experimentos realizados tratam do estudo do comportamento da propagação de ondas sonoras em um tubo vertical cheio de ar, aberto em uma das extremidades e fechado na outra. Mais especificamente observou-se, para determinadas frequências, em quais comprimentos do tubo houve a formação de harmônicos. A partir dos dados coletados e da construção de gráficos pôde-se obter o valor da velocidade de propagação do som no ar a partir de três maneiras diferentes: pela média dos valores das velocidades obtidas, utilizando as frequências e os comprimentos de onda medido, pela inclinação da reta (f x 1/λ) e pelo método dos mínimos quadrados aplicado a f e 1/λ. Todos os procedimentos se mostraram satisfatórios.

Palavras chave: som, onda, frequência.
Introdução
O som é uma onda longitudinal que se propaga em um meio material (gasoso, líquido, ou sólido). As ondas sonoras mais simples são as ondas senoidais, as quais possuem valores definidos para a amplitude, a frequência e o comprimento de onda. O ouvido humano é sensível aos sons com frequências compreendidas entre 20 e 20000 Hz, que delimitam o intervalo audível. Mas usa-se também a palavra som no caso de frequências maiores (ultrassom) ou frequências menores (infrassom) do que os limites do intervalo audível.
As características físicas de uma onda sonora estão diretamente relacionadas à percepção desse som por um ouvinte. A intensidade do som é uma quantidade relacionada à energia transportada pela onda e depende da potência de vibração da fonte emissora. A quantidade de energia transportada está relacionada com a amplitude de vibração da onda, sendo a intensidade do som tanto maior quanto maior for a amplitude da onda sonora. O efeito sonoro da variação da intensidade é percebido ao se variar o volume de um amplificador de som.
A frequência de uma onda sonora é o fator principal que determina a altura de um som, a qualidade que nos permite distinguir um som agudo de um som grave. Quanto maior for a

Relacionados

  • Teorema da superposição
    1027 palavras | 5 páginas