relatorio

Páginas: 7 (1621 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2014
Classe B – Lactamicos (penicilina e Cefalosporinas)
Classe: B
Exemplos: Penicilina e Cefalosporinas

Mecanismo de ação: Todos os antibióticos beta – lactamicos (peni e cefa..) interferem na síntese da parede celular bacteriana, através da ligação de enzimas PBP
Para que isto ocorra:
1. devem penetrar na bactéria através das porinas presentes na membrana externa da parede celularbacteriana;
2. não devem ser destruídos pelas ß-lactamases produzidas pelas bactérias;
3. devem ligar-se e inibir as proteínas ligadoras de penicilina (PLP) responsáveis pelo passo final da síntese da parede bacteriana.

Efeitos colaterais: reações alérgicas ou hipersensibilidade a droga

Espectro de ação: bactérias Gram-positivas

Classificação de acordo com FDA para gestantes: Segura na gestação(risco B) e na lactação.

Macrolídeos (Ecritromicina, Azitromicina, Claritromicina)

Classe: classe de b -lactâmicos
Exemplos: Ecritromicina, Azitromicina, Claritromicina

Mecanismo de ação: Sua ação ocorre através da inibição da síntese protéica dependente de RNA, através da ligação em receptores localizados na porção 50S do ribossoma, particularmente na molécula 23S do RNA, impedindo asreações de transpeptidação e translocação.

Efeitos colaterais: cólicas abdominais, náuseas, vômitos e diarréia.
Há relatos de hepatite colestática acompanhada por febre, dor abdominal, eosinofilia, hiperbilirrubinemia e elevação de transaminases com o uso de estolato de eritromicina (mais comum em adultos, principalmente gestante), entretanto com o uso de azitromicina e claritromicina asalterações são bem mais discretas e em menor freqüência.
Raramente ocorrem reações alérgicas graves.

Espectro de ação: bactérias Gram-positivas, cocos Gram-negativos e contra os anaeróbios. Por apresentar concentração no meio intracelular de várias células, como leucócitos polimorfonucleares e macrófagos, podem tratar infecções provocadas por patógenos intracelulares

Classificação de acordo comFDA para gestantes: são antibióticos seguros no primeiro trimestre da gestação categoria C

Tetraciclinas
Classe?
Exemplos: Oxitetraciclina, Doxiciclina e minociclina
Mecanismo de ação: As tetraciclinas agem inibindo a síntese protéica dos microrganismos sensíveis, ligando-se aos ribossomos. Estes fármacos impede que o RNA-transportador (RNAt) se fixe no ribossomo e, deste modo, a sínteseprotéica é inibida. São considerados antibióticos bacteriostáticos (detêm o crescimento das bactérias).

Efeitos colaterais: poderá produzir prurido e ardor em pacientes hipersensíveis aos componentes do produto. A administração tópica resulta em níveis séricos baixos; portanto, é muito improvável que efeitos colaterais sistêmicos ocorram.
Espectro de ação: bactérias gram-positivas e gram-negativas,clamídias, riquetsias e até mesmo sobre alguns protozoários.

Classificação de acordo com FDA para gestantes: todas as tetraciclinas
na categoria D de risco de teratogenicidade.

- Glicopeptídeos (Vancomicina, Clindamicina)
Classe? Exemplos?
Mecanismo de ação: Apresentam um múltiplo mecanismo de ação, inibindo a síntese do peptideoglicano, além de alterar a permeabilidade da membranacitoplasmática e interferir na síntese de RNA citoplasmático. Desta forma, inibem a síntese da parede celular bacteriana.

Efeitos Colaterais: Vancomicina : Os mais comuns são: febre, calafrios e flebites associados ao período de infusão. A Síndrome do pescoço vermelho é associada à velocidade de infusão, devendo-se diluir a droga e infundir em aproximadamente 1 hora. “. Pode ocorrer leucopenia,reversível após a retirada da droga e ototoxicidade, especialmente em pacientes com insuficiência renal. A nefrotoxicidade é um efeito potencialmente grave da vancomicina.
Teicoplanina : Os efeitos mais comuns são reações cutâneas e disfunções hepáticas transitórias (menos de 5% dos pacientes). Pode causar dor no local da injeção. Não costuma causar tromboflebite ou alterações plaquetárias, ou a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatorio
  • relatorio
  • Relatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!