Relatorio

Páginas: 85 (21228 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
Na última práticaexperimental realizada pelos alunos, juntamente com o professor, foram discutidos os conceitos sobre o tema empuxo. O empuxo é um fenômeno que ocorre quando um corpo está imerso em um fluido. Um exemploprático de tal fenômeno é o caso onde um corpo imerso na água parece possuir um peso menor do que no ar. Um corpo flutua no fluido se o primeiro possuir densidade menor do que a dosegundo. O empuxo sebaseia no famoso princípio de Arquimedes, o qual afirma: quando um corpo está parcial ou completamente imerso em um fluido, este por sua vez, exerce sobre o corpo uma força de baixo para cima igual aopeso do volume do fluido deslocado pelo corpo. Essa força de baixo para cima denomina-se força de empuxo sobre o corpo sólido.
Como já foi dito, o empuxo é diretamentedependente da densidade dofluido, pois quanto maior for a densidade do líquido, menor é a parte do corpo submersa. Porém, há casos em que um objeto boia na superfície da água, mesmo possuindo densidade maior, isso ocorre devido àtensão superficial, a qual é compreendida como a situação em que a superfície do líquido se comporta como uma membrana submetida à tensão.
Desse modo, o empuxo ocorre porque ofluido exerce forças depressão em toda a superfície do corpo em contato com este fluido. Assim, como a pressão aumenta com a profundidade, as forças exercidas pelo fluido, na parte inferior do corpo material, são maiores...Na última práticaexperimental realizada pelos alunos, juntamente com o professor, foram discutidos os conceitos sobre o tema empuxo. O empuxo é um fenômeno que ocorre quando umcorpo está imerso em um fluido. Um exemploprático de tal fenômeno é o caso onde um corpo imerso na água parece possuir um peso menor do que no ar. Um corpo flutua no fluido se o primeiro possuir densidade menor do que a do segundo. O empuxo sebaseia no famoso princípio de Arquimedes, o qual afirma: quando um corpo está parcial ou completamente imerso em um fluido, este por sua vez, exerce sobre ocorpo uma força de baixo para cima igual aopeso do volume do fluido deslocado pelo corpo. Essa força de baixo para cima denomina-se força de empuxo sobre o corpo sólido.
Como já foi dito, o empuxo é diretamente dependente da densidade dofluido, pois quanto maior for a densidade do líquido, menor é a parte do corpo submersa. Porém, há casos em que um objeto boia na superfície da água, mesmopossuindo densidade maior, isso ocorre devido àtensão superficial, a qual é compreendida como a situação em que a superfície do líquido se comporta como uma membrana submetida à tensão.Na última práticaexperimental realizada pelos alunos, juntamente com o professor, foram discutidos os conceitos sobre o tema empuxo. O empuxo é um fenômeno que ocorre quando um corpo está imerso em um fluido. Umexemploprático de tal fenômeno é o caso onde um corpo imerso na água parece possuir um peso menor do que no ar. Um corpo flutua no fluido se o primeiro possuir densidade menor do que a do segundo. O empuxo sebaseia no famoso princípio de Arquimedes, o qual afirma: quando um corpo está parcial ou completamente imerso em um fluido, este por sua vez, exerce sobre o corpo uma força de baixo para cima igual aopesodo volume do fluido deslocado pelo corpo. Essa força de baixo para cima denomina-se força de empuxo sobre o corpo sólido.
Como já foi dito, o empuxo é diretamente dependente da densidade dofluido, pois quanto maior for a densidade do líquido, menor é a parte do corpo submersa. Porém, há casos em que um objeto boia na superfície da água, mesmo possuindo densidade maior, isso ocorre devidoàtensão superficial, a qual é compreendida como a situação em que a superfície do líquido se comporta como uma membrana submetida à tensão.
Desse modo, o empuxo ocorre porque o fluido exerce forças depressão em toda a superfície do corpo em contato com este fluido. Assim, como a pressão aumenta com a profundidade, as forças exercidas pelo fluido, na parte inferior do corpo material, são maiores...Na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatorio
  • relatorio
  • Relatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!