relatorio

Páginas: 2 (436 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Desde o inicio das atividades sempre houve um grande interesse voltado a Bibliotecas Especializadas ,sendo assim quando apareceu a oportunidade na EMBRAPA não hesitei em aprofundar meusconhecimentos e pleitear a vaga na instituição .Historicamente falando vemos que as bibliotecas atualmente conhecidas como especializadas começaram a surgir no início do século XX, acompanhando o desenvolvimentoda fase industrial e em resposta ao avanço da área de ciência e tecnologia. No entanto, ocorreu um maior impulso a partir da Segunda Guerra Mundial.As bibliotecas especializadas têm característicaspeculiares, principalmente em relação ao acervo. Este destaca-se, se comparado aos modelos de bibliotecas tradicionais (bibliotecas públicas e escolares), e mesmo às bibliotecas universitárias, porrevelar um caráter mais seletivo e atual, com seus acervos mais diversificados em termos de áreas de conhecimento.

As primeiras bibliotecas especializadas organizaram-se nas universidades que, desdecedo, se organizaram em departamentos especializados ou faculdades e, cada um destes iniciou a coleção de documentos relativos à sua área específica. Provavelmente, as primeiras bibliotecasespecializadas surgiram na área da medicina, uma vez que, por exemplo a matemática se desenvolveu inicialmente ligada à filosofia, portanto com necessidade de informações de vários campos do saber.

Trata-se deuma biblioteca tendencialmente dedicada a um assunto ou grupo de assuntos específicos. Segundo Ashworth (1967, p. 632) "A biblioteca especializada é uma biblioteca quase exclusivamente dedicada apublicações sobre um assunto ou sobre um grupo de assuntos em particular”.

Para Cesarino (1978, p. 231), as bibliotecas especializadas são “unidades pertencentes a instituições governamentais,particulares ou associações formalmente organizadas com o objetivo de fornecer ao usuário a informação relevante de que ele necessita, em um campo específico ou assunto. Para atingir este objetivo são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatorio
  • relatorio
  • Relatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!