Relatorio

Páginas: 18 (4345 palavras) Publicado: 27 de maio de 2011
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DE RIBEIRÃO PRETO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM FARMÁCIA HOSPITALAR

Relatório de estágio supervisionado apresentado à Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto como parte da exigência para conclusão do programa de estágio curricular.
Aluna: Daniela Regina Bonatto

2009
APRESENTAÇÃO

Estágio emFarmácia Hospitalar

Aluna: Daniela Regina Bonatto

Carga horária total: 690 horas

Estabelecimento: Divisão de Assistência Farmacêutica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Endereço: Av. Bandeirantes, 3.900 - Campus Universitário - Monte Alegre
CEP: 14.048-900 - Ribeirão Preto – SP

Farmacêutica responsável: Farmª. Ms.Alexandra Cruz Abramovicius (Diretora da Divisão de Assistência Farmacêutica)

INTRODUÇÃO

A Farmácia Hospitalar é um órgão de abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa, em que se desenvolvem atividades voltadas à produção, armazenamento, controle, dispensação e distribuição de medicamentos e materiais médico-hospitalares.
É também responsável pela orientação de pacientesinternos e ambulatoriais, visando sempre a eficácia da terapêutica, racionalização dos custos, voltando-se também para o ensino e a pesquisa, propiciando assim um vasto campo de aprimoramento profissional.
A legislação que regulamenta o exercício profissional da Farmácia em Unidade Hospitalar é a Resolução nº. 300, de 30 de janeiro de 1997. Segundo esta resolução “Farmácia Hospitalar é uma unidadetécnico-administrativa dirigida por um profissional farmacêutico, ligada funcional e hierarquicamente a todas as atividades hospitalares”.
A farmácia é um setor do hospital que necessita de elevados valores orçamentários e o farmacêutico hospitalar deve estar habilitado a assumir atividades clínico-assistenciais, através de participação efetiva na equipe de saúde, contribuindo para aracionalização administrativa com conseqüente redução de custos. Tem como principal função garantir a qualidade da assistência prestada ao paciente, por meio do uso seguro e racional de medicamentos e materiais médicos hospitalares, adequando sua aplicação à saúde individual e coletiva, nos planos assistencial, preventivo, docente e investigativo.

O Profissional Farmacêutico

Considerada como uma dasmais antigas e fascinantes, a profissão farmacêutica tem como seu princípio fundamental a cura e a melhoria da qualidade de vida da população. O farmacêutico deve nortear-se pela ética, configurando-se como peça fundamental na sociedade, pois é a garantia do recebimento de toda a informação adequada e voltada ao uso do medicamento.
Historicamente, as atividades farmacêuticas datam da época degregos e troianos e, por muitos anos, foram confundidas com as atividades médicas, sendo separadas somente alguns séculos depois.
No segmento hospitalar, podemos afirmar que no começo do século XX, a Farmácia
apresentava-se como imprescindível ao funcionamento normal do hospital, sendo talvez, a unidade mais evoluída, no seu antigo e verdadeiro conceito, sempre de presença obrigatória e jamaisesquecida pelas administrações, pois mantinha seu papel na preparação de receitas magistrais e oficinais.
A partir de 1930, e de forma mais importante em meados de 1940, tornou-se crescente a influência da indústria farmacêutica, que levou à mudança do conceito de Farmácia, que de manipuladora ativa se transformava passivamente em simples dispensário de medicamentos, onde o corpo técnico defarmacêuticos foi sendo substituído por leigos. Isto ocorreu em todo o âmbito farmacêutico.
A partir de 1950, os Serviços de Farmácia Hospitalar, representados na época pelas Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Escola, passaram a se desenvolver e a se modernizar. O professor José Sylvio Cimino, diretor do Serviço de Farmácia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatorio
  • relatorio
  • Relatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!