relatorio

Páginas: 12 (2911 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
1.Introdução
Com vista a debruçar em relação a funções gerais de coordenação e manutenção do organismo, importa saber que o organismo é constituído por líquidos, nomeadamente extracelular e intracelular. Portanto, o liquido extracelular (LEC), ocasionalmente chamado de meio extracelular ou espaço extracelular é todo liquido corporal que se encontra no exterior das células, mas que faz parte dometabolismo de um organismo pluricelular. Líquido intracelular é aquele que se encontra no interior da célula. As células quando submetidas a diferentes meios apresentam alteracoes nos seus volumes, no caso da célula for imersa ao meio isotónico, o seu volume não altera, se for no meio hipertónico ela fica flácida da e no meio hipotónico ela fica túrgida. Os termos hiperosmótico e hiposmóticosreferem-se as soluções com maior e menor esmolaridade, respectivamente, em relação aquela do líquido extracelular normal, se os solutos não forem permeantes.
2.Objectivos
2.1.Geral
Compreender os processos que mantém o equilíbrio osmótico entre os líquidos extra e intracelular.
2.2. Específicos
Descrever os compartimentos intracelulares e extracelular;
Irmanar as alterações das células emdiferentes meios;
Depreender equilíbrio osmótico entre os líquidos extra e intracelular;
Identificar alterações nos volumes e nas osmolalidades dos líquidos extracelular e intracelular em estados anormais e
Examinar efeito do acréscimo de solução salina ao líquido extracelular.
3.Metodologias
Para a realização do trabalho, foi possível graças a consulta de algumas obras com tema em destaque,revisão bibliográfica e uso de artigos da internet.


4.Manutenção do equilíbrio osmótico entre os líquidos extra e intracelular
A manutenção de um volume relativamente constante dos líquidos corporais é extraordinária, pois existe uma constante troca de líquidos e solutos com o meio externo, assim como entre diferentes compartimentos do corpo. Por exemplo, a entrada de líquidos no corpo é muitovariável e deve ser cuidadosamente combinada com a saída de líquidos para evitar que o volume de líquido do corpo aumente ou diminua.

4.1.Ganho diário de água
A água é adicionada ao corpo por duas fontes principais: ela é ingerida na forma de líquidos ou pela água nos alimentos num total de 2.100mL/dia e sintetizada pelo corpo como um resultado da oxidação de cabohidratos em torno de200mL/dia, proporcionando uma entrada total de água em torno de 2.300mL/dia.

4.2.Perda diária de água
A perda de água no organismo pode ocorrer de duas formas: perda de água não percebida (evaporação no trato respiratório e difusão através da pele) e de forma percebida (no suor, nas fezes e através dos rins).

4.3.Compartimentos de líquidos corporais
O líquido corporal total está distribuídoprincipalmente em dois compartimentos: o líquido extra celular e o líquido intracelular. O líquido extracelular é dividido em líquido intersticial e plasma sanguíneo. Existe outro compartimento menor de líquido conhecido como líquido transcelular. Este compartimento inclui o líquido de espaços senoviais, peritooneais, pericardicos, intra-oculares e o líquido cefaloraquidiano. Este liquido geralmente éconsiderado um tipo especializado de liquido extracelular, todos os líquidos transcelulares juntos constituem e torno de 1 a 2 litros.


4.3.1.Compartimento ou liquido intracelular
Em torno de 28 a 42 litros do corpo estão dentro dos 75 trilhões de células e são colectivamente chamadas de líquido intracelular. Desta maneira, o líquido intracelular constitui cerca de 40% do total de pesocorporal de uma pessoa “média”.
O Liquido De cada célula conte sua composição individual de diferentes substancias, porem as concentrações destas substâncias são similares de uma célula para outra. A composição dos líquidos celulares é muito similar mesmo em diferentes animais, desde o mais primitivo microrganismo ate os humanos. Por esta razão, o líquido intracelular de todas as diferentes células...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatorio
  • relatorio
  • Relatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!