relatorio

Páginas: 11 (2554 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Bicho geográfico
A larva migrans cutânea, conhecida popularmente como bicho-geográfico, é causada pela penetração de larvas de parasitas intestinais de cães e gatos na pele humana, principalmente o Ancylostoma brasiliensis.
De incidência maior em países de clima subtropical e tropical, principalmente em regiões litorâneas, tais larvas costumam ser encontradas em areias de praias, tanques eparquinhos: locais onde os animais domésticos costumam defecar. Estando parasitados por estes helmintos, os ovos liberados juntamente com as fezes, em condições favoráveis de umidade e calor, se transformam em larvas em aproximadamente 24 horas, tornando-se infectantes alguns dias depois.

Penetrando na pele humana, migram para o tecido subcutâneo. Lá, ao se locomoverem, deixam rastros semelhantesao desenho de um mapa, estes localizados predominantemente nos pés, nádegas, costas e mãos – regiões do corpo que mais entram em contato com o solo. Provocam também inchaço, reações inflamatórias e bastante coceira, principalmente à noite. Tais manifestações podem atrapalhar o sono do indivíduo, propiciando um quadro de grande irritabilidade; e também causar infecções secundárias, devido ao ato decoçar. Além disso, como tais larvas eliminam substâncias tóxicas, podem causar alergias, tosse e falta de ar.

O tratamento é feito com o uso de pomadas específicas e/ou vermífugos; por aproximadamente duas semanas. Para alívio da coceira, pode ser interessante se fazer compressas de gelo nos locais afetados.

Quanto à prevenção, evitar andar descalço em locais onde cães e gatos transitam,recolher as fezes de seu cão, deixá-lo em casa quando for à praia e levá-lo ao veterinário periodicamente impedem que você e outras pessoas se contaminem. Além disso, é necessário evitar contato direto com a areia da praia, principalmente quando esta estiver em local sombreado e úmido: local onde as larvas se desenvolvem.
 
O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitosindesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.
Larva migrans cutânea
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Larva migrans cutânea

Classificação e recursos externos
DiseasesDB
3263
eMedicine
ped/1278
MeSH
D007815
 Aviso médico


A larva migrans cutânea (LMC), dermatite serpiginosa ou dermatite pruriginosa, conhecida popularmente como bichogeográfico,1 é uma série de manifestações patológicas causada geralmente por parasitas específicos do intestino delgado de cães egatos que eventualmente atingem o homem. As larvas infectantes deixam marcas parecidas com um mapa na pele do homem devido à sua migração2 e conseguem avançar de 1 a 2 cm por dia na pele.3
A larva possui distribuição cosmopolita, no entanto apresenta maior incidência emregiões subtropicais e tropicais. Trata-se de manifestações patológicas onde as espécies envolvidas só sobrevivem um período no hospedeiro anormal, sem completar a totalidade do ciclo evolutivo.4
Índice
  [esconder] 
1 Agentes infectantes
2 Ciclo biológico
3 Infecção no ser humano
4 Manifestações clínicas
5 Tratamento
6 Epidemiologia e controle
7 Notas e referências
8 Ver também
Agentesinfectantes[editar]
A larva migrans LMC é causada por estágios larvais das espécies de Ancylostoma braziliense e Ancylostoma caninum.
Menos freqüentemente, a LMC pode ser causada por larva de Uncinaria stenocephala, Ancylostoma tubaeforrne, Gnathostorna spinigerurn(também parasitas de cachorros e gatos), cepas de Strongyloides stercoralis ajustadas a cães e gatos, Bunostornurn phlebotomum(parasitas debovinos), Strongyloides myopotami (de roedores) e Strongyloides procyones (de canídeos silvestres).
Larvas de moscas do gênero Gasterophilus e Hipoderma e formigas da espécie Solenopis geminata também podem provocar o mesmo conjunto de manifestações patológicas.4 5
Ciclo biológico[editar]
Os agentes etiológicos6 fêmeas da LMC fazem a postura de ovos no sistema intestinal dos cães e gatos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatorio
  • relatorio
  • Relatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!