relatorio

Páginas: 5 (1032 palavras) Publicado: 31 de julho de 2013

INTRODUÇÃO

O sulfato de cobre pentahidratado (CuSO4.5H2O), também conhecido por vitriolo azul, é o mais importante composto de cobre e é a forma no qual é mais encontrado.
É geralmente utilizando para demonstrações de reações exotérmicas, na hidratação mineral. A forma pentahidratada, que é azul, é aquecida, transformando-se em anidro que é cinzento, enquanto a água que estava presente nopentahidratado evapora. Quando a água é adicionada ao anidro, este retorna a forma pentahidratada, recuperando a coloração azul, conhecido como azul cúprico.
Muitas análises químicas utilizam sulfato de cobre. É usado na solução de Fehling e na solução de Benedict para análise de açucares redutora, os quais reduzem o sulfato de cobre (I) (azul) para o insolúvel óxido de cobre (I) (vermelho).Sulfato de cobre (I) é também utilizado no reagente de biureto para analise de proteínas.
Sulfato de cobre é utilizado para estes testes para a detecção de anemia. O teste é realizado jogando-se um pouco de sangue numa solução de sulfato de cobre com densidade conhecida, o sangue contendo hemoglobina suficiente afunda rapidamente por sua densidade, enquanto o sangue que não contém hemoglobinasuficiente flutua ou afunda vagarosamente. Em um teste de chama, os íons de cobre emitem uma chama azul-esverdeada forte, muito mais azul do que o teste de chama de bário.
Por analise gravimétrica pode-se determinar o percentual teórico de água contido na amostra, podendo através desses cálculos obtermos o rendimento.


OBJETIVO
Obtenção de substância anidra e determinação da porcentagem de água;obtenção da formula molecular de uma substância hidratada.



PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Reagentes, vidrarias e equipamentos:
Espátula; Bastão de vidro;
Capsula de porcelana; Tripé;
Tela de amianto; Pinça metálica;
Bico de bunsen;Dessecador;
Sulfato de cobre pentahidratado; Balança semi-analítica.

Métodos
Pesou-se exatamente 1,003 g de sulfato de cobre pentahidratado (CuSO4.5H2O) em um cadinho, cuja massa previamente conhecida era de 38,858 gramas. Montou-se um sistema para aquecimento com o bico de bunsen, um tripé e a tela de amianto. Colocou-se o cadinho com o sal sobre atela de amianto,segurou-o com uma pinça metálica, e aqueceu-o até que o sal adquiriu uma coloração branco-gelo, evitando que ela se queimasse, utilizou-se um bastão de vidro para atingir o material durante o aquecimento. Feito isso, levou-se o cadinho ao dessecador até que esfriou. Levou finalmente a balança e determinou-se a massa do sal anidro por subtração.
RESULTADO E DISCUSSÃO
Questão nº1
CuSO4.5H2O CuSO4 + 5H2OTendo em vista que a massa inicial pesada de sulfato de cobre pentahidratado foi de 1,003 g, podemos através a equação 1 descrita abaixo, determinarmos a massa teórica do sulfato de cobre anidro:
n =
Cálculos:
n de CuSO4.5H2O = = n = 4,01x10-3 mols
Pela reação de formação do sulfato de cobre anidro, observa-se que a reação com o sulfato de cobrepentahidratado se dá de um, ou seja, o número de mols dos dois é o mesmo. Sendo assim pode determinar a massa teórica do sulfato de cobre anidro.
4,01x10-3 mols = m = 0,640 g
Questão nº2
Por certo está técnica não é a melhor forma de obtenção de um sal anidro, visto que o sistema reacional é todo exposto ao ar, deixando o sal em contato com a umidade, a temperatura do experimentonão é controlada, sendo assim análise pode conter erros experimentais.

Questão nº 3
1,003 de CuSO4 .5H2O – 0,679 de CuSO4 = 0,324 g de H2SO4
% de H2O = 0,324 / 1,003x100 = 32,30% contida na amostra de água.
Formula com base num tratamento mais teórico
CuSO4 5H2O
249 ---------- 90
1,003 --------- x x = 0,362 gramas de água


1,003 --------- 100...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatorio
  • relatorio
  • Relatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!