Relatorio vistia hospita

1592 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
ESCOLA DE ENFERMAGEM
CURSO DE NUTRIÇÃO

VISITA TÉCNICA: HOSPITAL LUXEMBURGO

1.0 OBJETIVO

No dia 09 de Outubro de 2014, foi realizada uma Visita Técnica no Hospital Luxemburgo. Esta visita teve como objetivo conhecer a Unidade Produtora de Refeições do hospital, bem como os setores de sua produção, estocagem, recebimento de mercadoria, saída do lixo produzido, preparações das dietas normais, brandas, especiais de acordo com a patologia, dietas enterais, pastosas, assim como o atendimento aos pacientes internados, acompanhantes e residentes que realizam suas refeições ali.

2.0. A UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

2.1. Informações administrativas Gerais

O Instituto surgiu em 1971, com o nome de Associação de Amigos do Hospital Mário Penna, e atendia pacientes oncológicos em fase terminal. Nesta época, o hospital Mario Penna era da Secretaria Estadual de Saúde e recebia voluntários que iam ao Hospital para dar melhores condições de vida e conforto aos pacientes internados. Motivado pelos ideais deste grupo, o médico João Baptista Resende Alves se uniu a alguns médicos residentes, que trouxe para ajudá-lo a tratar dos enfermos. A equipe se fortaleceu e foi criado o Corpo de Voluntárias e, devido a este trabalho, em 1975, foi doado pelo Poder Público Estadual o terreno onde,hoje, se localiza o Hospital Mário Penna.
Tempos depois, a equipe de apoiadores conseguiu outro terreno, doado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, no bairro Luxemburgo. Seu primeiro nome foi Instituto Mineiro de Oncologia (IMO) para tratamento exclusivo de pacientes oncológicos. Hoje, ele é um hospital geral como foco em oncologia e possui o mesmo nome do bairro, Luxemburgo. No ano de 2006, foi criado a Casa de Apoio Beatriz Ferraz, que acolhe pessoas do interior, de qualquer idade, que estão em tratamento nos hospitais de Belo Horizonte.
Referência reconhecida em Oncologia, a gestão é coroada

Relacionados