Relatorio Visita Tecnica

Páginas: 6 (1433 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
ISNTITUTO DE APERFEIÇOAMENTO E ENSINO SUPEROR DO AMAZONAS
CRISTIANE DE SOUZA PAES
PROF. JABES SILVA
TECNICO EM EDIFICAÇOES






VISITA TECNICA NA OBRA DA SV INTALAÇOES





MANAUS-AM
2014
Relatório referente à visita à obras de construção da Loja e Deposito da SV Instalações, realizada através da disciplina Normas e Meio Ambiente, Saneamento e Sistema de Gestão Ambiental ISO14001, com os alunos dos cursos Técnico em Edificações e Técnico Meio Ambiente, acompanhada pelo professor Jabes Silva, no dia 23 de Agosto de 2014. A visita foi orientada pelo Mestre de Obras Sinésio Pereira da Silva.
O objetivo desta visita foi proporcionar aos alunos, que não possuíam contato com obras da construção civil, o conhecimento prático do processo de construção conforme as normastécnicas ambientais. Observar detalhes técnicos da construção, materiais e equipamentos, conhecer um pouco do processo planejamento e execução e do dia-a-dia dos trabalhadores num canteiro de obra, incluindo aspectos de segurança do trabalho, normas das licenças ambientais conforme a Lei Complementar 140/2011.
O licenciamento ambiental é o procedimento administrativo pelo qual o órgão ambientalautoriza a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.
Licença Prévia (LP) - Definida no Inciso I do Art. 8° da Resolução CONAMA N.° 237 de 19 de dezembro de 1997 - "concedida na fase preliminar do planejamentodo empreendimento ou atividade, aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação". É importante observar que a Licença Prévia como é concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento, não autoriza o início de obras físicas. Prazo: Terá prazo igual aoestabelecido no cronograma dos planos, programas e projetos pertinentes ao empreendimento ou atividade objeto do licenciamento, não podendo ser superior a 02 (dois) anos.
Licença de Instalação (LI) - Definida no Inciso II do Art. 8° da Resolução CONAMA N.° 237 de 19 de dezembro de 1997 - "autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos,programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante".
Licença de Alteração (LA) - condicionada à existência e validade da Licença de Operação (LO), autoriza a ampliação ou alteração do empreendimento ou atividade, obedecendo obrigatoriamente a compatibilidade do processo de licenciamento com suas etapas einstrumentos de planejamento, implantação e operação (roteiros de caracterização, plantas, normas, memoriais, portarias de lavra etc.), conforme exigidos pela SUDEMA. Prazo: prazo de validade mínima estabelecida no cronograma e não podendo exceder ao prazo da licença da operação vigente.

A Licença Simplificada (LS) - Será concedida para localização, implantação e operação de empreendimentos ouatividades exclusivamente de porte micro. Prazo: seu prazo de validade ou renovação será no mínimo aquele estabelecido no cronograma operacional, e no máximo não superior a 02 anos.
Licença de Instalação e Operação (LIO) - Será concedida exclusivamente para autorizar ou regularizar a implantação de projetos de assentamento de reforma agrária conforme as especificações do projeto básico, medidas econdições de controle ambiental estabelecidas pelo órgão ambiental. Prazo: Seu prazo de validade mínima será estabelecido no cronograma operacional, e máximo não superior a 03 anos.

Autorização Ambiental (AA) - Será concedida para estabelecer as condições de realização ou operação de empreendimentos, atividades, pesquisas e serviços de caráter temporário ou para execução de obras que não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de Visita Técnica
  • relatorio visita tecnica em obra
  • Relatório de visita técnica
  • Relatório visita técnica
  • Relatório de visita técnica
  • Relatório visita tecnica
  • Relatório de Visita Técnica
  • Relatório de visita técnica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!