Relatorio Vidrarias e Segurança no laboratorio

Páginas: 6 (1443 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2013
INTRODUÇÃO


Em qualquer laboratório, é de extrema importância a utilização de equipamentos que visem prevenir ou reduzir os riscos de acidentes que possam vir a ocorrer na execução das aulas práticas. Existem os equipamentos de segurança pessoais, além de extintores presentes e quaisquer laboratórios.
Também devemos ressaltar a relevância de saber para que serve cada vidraria, em quaiscasos cada uma é utilizada; já que desta forma reduzimos as chances de erros que possam vir a se transformar em acidentes.


OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância e os equipamentos de segurança e também as vidrarias utilizadas e um laboratório.













1. SEGURANÇA

O laboratório é um ambiente que demanda atividades com grande risco deacidentes, pois se utilizam materiais e substâncias que, se utilizadas de maneira indevida, podem causar grandes danos. As técnicas e equipamentos de segurança utilizados em um laboratório, servem para amenizar ou eliminar esses riscos.
Dentre os equipamentos de segurança pessoais, destacamos:
Roupas de proteção: Os jalecos devem ser de algodão, de preferência de tecido grosso, devido à possibilidadede, em contato com fogo, queimar de forma mais lenta e também reagir com ácidos e bases. O modelo deve ser de comprimento até os joelhos e deve ser usado sempre fechado.
Luvas: É importante ressaltar que nenhum material é completamente eficaz contra todos os produtos químicos. As luvas devem ser inspecionadas antes e depois de seu uso para verificação de possível deterioração. As luvas do tipodescartável não devem ser reutilizadas. As não descartáveis devem ser limpas e secas, e guardada em local longe de onde há manuseio de produtos químicos. Existem alguns tipos de luvas:
Luvas descartáveis de nitrila: São indicadas para uso de forma interrompida de produtos químicos.
Luvas de borracha butílica: Indicada para cetonas e ésteres e não para os demais solventes.
Luvas de látex:Considerada boa para ácidos e bases diluídas, mas não indicada para solventes orgânicos.
Luvas de neopreno: Boa para ácidos, bases, peróxidos, hidrocarbonetos, álcoois e fenóis. Ruim para solventes halogenados e aromáticos.
Luvas de PVC: Não indicada para a maioria de solventes orgânicos, mas pode ser utilizada para o manuseio de ácidos e bases.
Luvas de PVA: Boa no manuseio de solventes halogenados earomáticos, mas ruim para soluções aquosas.
Luvas de Nitrila: Indicada para a utilização de uma grande variedade de solventes orgânicos, ácidos e bases.
Luvas de viton: Destaca-se pela excepcional resistência a solventes halogenados e aromáticos
Óculos de proteção: É importante que não distorçam a visão ou reduzam o campo visual. Eles devem ser resistentes aos produtos utilizados, de fácillimpeza e conservação.
Existem também medidas básicas como estar sempre com os cabelos presos, não utilizar anéis e pulseiras, não comer no laboratório. Também é bom ressaltar que deve-se tampar os frascos de reagentes sempre que terminar de utilizá-los.
Nos laboratórios também encontramos os extintores de incêndio, utilizados para casos em que o fogo não pode ser controlado por cobertores. Parautilizar um extintor, é importante saber qual a origem do incêndio. Os incêndios são divididos em classes de acordo com o material em combustão.
Casse A: Incêndios em materiais sólidos cuja queima deixa resíduos. Como por exemplo madeira, papel, tecidos e borracha.
Classe B: Incêndios em gases e líquidos cuja queima não deixa resíduos, como a gasolina, o álcool, o GLP.
Classe C: Incêndios emmateriais que estejam conduzindo corrente elétrica.
Classe D: Incêndios em materiais pirofóricos, como por exemplo alumínio, zinco e potássio.
Classificamos os extintores em 4 tipos:
Extintor de pó químico seco: O extintor pode ter como agente bicarbonato de sódio ou de potássio. O agente propulsor pode ser gás nitrogênio ou gás carbônico. Tem como princípio formar uma nuvem de pó sobre a chama...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio de Química
  • Segurança de laboratório, vidraria e equipamentos.
  • Segurança no Laboratório e Vidrarias
  • Segurança em laboratório e apresentação das vidrarias
  • NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO E VIDRARIAS
  • VIDRARIAS E SEGURANÇA EM LABORATÓRIOS
  • Segurança no laboratório e vidrarias
  • Vidrarias e segurança no laboratorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!