Relatorio vaso pressão mecsol 1

1405 palavras 6 páginas
Experimento de um Vaso de Pressão Parede Fina
1) Introdução
Vasos de pressão parede fina, são estrutura fechadas contendo líquidos ou gases sob pressão. Estudaremos as tensões em um vazo de pressão paredes finas, quando solicitamos a estrutura com um sistema hidráulico, através de dois extensometros elétricos instalados em diferentes partes da estrutura.
2) Objetivos Estudar e discutir um vaza de pressão parede fina, quando pressurizada e despressurizada, analisando se as deformações e tensões causadas pela pressão interna. Comparar as tensões e direções principais para os pontos K e R (explicados e apontados no procedimento experimental).
3) Resumo teórico
- Tensões em vaso de pressão de paredes finas: Os vaso de pressão de paredes finas proporcionam uma importante aplicação para a análise do estado plano de tensão (EPT). Como suas paredes oferecem pouca resistência à flexão, pode-se supor que os esforços internos que atuam em uma dada parte da parede sejam tangentes à superfície do vazo. Considere um vazo cilíndrico de raio r e parede t, contendo um fluido sob pressão. Para determinar as tensões que atuam em um pequeno elemento de parede dos lados respectivamente paralelos e perpendiculares ao eixo do cilindro, devido à assimetria do vazo e seu conteúdo está claro q não está atuando tensão de cisalhamento no elemento. As tensões normais σ1e σ2 . A tensão σ1 é conhecida como tensão tangencial ou circunferencial e σ2 é chamada de tensão longitudinal.

Fz=0: σ1.2.t.Δx- p.2.r.Δx= 0 σ1=p.rt Fx=0: σ1.2.π.r.t- p.π.r2= 0

σ2= p.r2.t

σ1=2.σ2 σ1= p.r2.t.1+t2.r

τmáx=12.σ2= p.r4.t

- Tensões principais e Tensões de cisalhamento máxima: Se escolhermos um sistema de eixos cartesianos ortogonais e representarmos um ponto M de abscissa σx' e ordenadaτx'y' para um dado parametro de θ, assim todos os pontos obtidos pertenceu a uma circunferência.
Definindo: σméd= σx+ σy2 R=

Relacionados