relatorio_umidade do solo

471 palavras 2 páginas
DISCIPLINA: MECÂNICA DOS SOLOS

AULA PRATICA: Teor de umidade

SUMARIO

INTRODUÇÃO 3
OBJETIVO 3
METODOLOGIA 3
PROCEDIMENTO 3
CÁLCULOS 3
CONCLUSÃO 4

INTRODUÇÃO

Os solos são constituídos de um conjunto de partículas com água e ar e seus espaços intermediários. Para a divisão entre a massa total de uma amostra e sua parte sólida dá-se o nome de teor de umidade, objeto de estudo deste ensaio em laboratório. O conhecimento da umidade do solo é de fundamental importância, pois indica em que condições hídricas encontram-se o mesmo. A umidade ou teor de umidade é a relação entre a massa de água em uma determinada amostra de solo pela massa dos sólidos. Com os dados obtidos em laboratório calculou-se o teor de umidade de acordo com a fórmula apresentada na norma NBR 6457:

OBJETIVO

O objetivo do ensaio e a determinação do teor de umidade da amostra de solo seguindo a norma NBR 6457.
METODOLOGIA

A determinação do teor de umidade do solo pelo método da estufa e realizado através da pesagem das amostras, antes e após as 24h na estufa, após esse período são feitos os cálculos da diferença de peso entre solo úmido e solo seco.
PROCEDIMENTO

Para a realização do ensaio de teor de umidade foram coletada 5 amostras do solo. Em seguida, pesamos as capsulas metálicas devidamente identificadas. Pesamos então a capsula com a amostra de solo úmido que logo em seguida foram colocadas na estufa a uma temperatura 1000 C a 1100 C, onde permaneceram por cerca de 24 h. Após serem retirada, foram passadas novamente pra obtermo os pesos do solo seco + capsula.
CÁLCULOS

Com os dados coletados aplicamos a formula a seguir, e obtemos os resultados expressos na tabela a seguir utilizando a seguinte formula:

h – Teor de umidade em %
M1 – Massa de solo úmido mais a massa do recipiente em (g).
M2 - Massa de solo seco mais a massa do recipiente em (g).
M3 – Massa do recipiente (capsula metálica) em (g).

Amostra
M1 (g)
M2 (g)
M3 (g) h% 1
25,82
21,44
6,22
28,78
2
24,39
20,39
6,60

Relacionados