relatorio tqa inorganica

461 palavras 2 páginas
Organização Sorocabana de Ensino – OSE

Técnico em Química

Disciplina: Laboratório de Química inorgânica.

Nitrogênio Gasoso (N2)

Turma: 2QA
Professor Responsável: Fabio Rogerio Lopes de Oliveira
Aluno: Judson Jesus Silva
Uso do Professor
Nota do grupo
Aluno: Dários Fernando Michenin Mariz
Uso do Professor

Aluno: Alberto de Souza Batista
Uso do Professor

Aluno: Bruno dos Santos Bosco
Uso do Professor

Aluno: Frederico Eduardo Rampim de Oliveira
Uso do Professor

Sorocaba, SP
04 de Março de 2015

1. OBJETIVO Obter o nitrogênio gasoso (N2) através da reação: NaNO2 + NH4Cl = 2H2O + N2 em laboratório.
2. INTRODUÇÃO

O nitrogênio gasoso, N2, constitui cerca de 78% do volume da atmosfera. Este reservatório quase ilimitado é uma fonte conveniente de matéria prima para a preparação industrial de compostos de nitrogênio. Além disso, o nitrogênio ocorre naturalmente em alguns minerais; por exemplo, o nitrato de sódio, NaN03 do qual existem grandes reservas naturais no Chile.
Em condições ordinárias, o nitrogênio é um gás incolor, inodoro e insipido. O nitrogênio é pouco solúvel em água, com o qual não reage.
Nitrogênio elementar: O nitrogênio elementar existe sob a forma de moléculas diatônicas, N2, nas quais os dois átomos N estão unidos por uma ligação covalente tríplice (uma ligação σ e duas ligações π). A energia de dissociação da molécula de N2 é extremamente elevada.
N2(g)  2N(g) ΔH diss= 226Kcal/mol de N2(g) a 25°C e 1atm.
Esta energia de dissociação muito elevada é responsável por muitas das propriedades químicas do nitrogênio. Por exemplo, ela é responsável pela ausência de reatividade química do nitrogênio gasoso e pela instabilidade de muitos compostos de nitrogênio, que mesmo à temperatura ambiente, tendem a se decompor formando N2(g). As reações mais importantes do nitrogênio elementar, N2, são a combinação direta com o hidrogênio H2, para formar o amoníaco, NH3 e com o oxigênio para formar o oxido nítrico, NO.

3.

Relacionados