RELATORIO TEC FRECHAL

1693 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
CENTRO DE CIÊNCIAS Técnologicas
DEPARTAMENTO DE arquitetura e urbanismo

júlia beatriz e Marina PIvA

relatório visita à campo

BLUMENAU
2015

júlia beatriz e MARINA PIVA

visita À campo

Relatório apresentado na disciplina de tecnologia III para Avaliação no Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Ciências Técnologicas Aplicadas da Universidade Regional de Blumenau.

BLUMENAU
2015
SUMÁRIO

1introdução 4
1.1objetivos 4
1.2metodologia 4
2relatório
5
3 pesquisa 6
4 conclusão 8
5 REFERÊNCIAS 9

1 introdução

No dia 24 de abril os acadêmicos do quinto semestre de Arquitetura e Urbanismo da FURB – Universidade Regional de Blumenau, guiados pela Professora Sheila E. Klein, visitaram a construção de um novo empreendimento (Montessori Residencial) feito pela Frechal. A obra fica na Rua Iguapé – Itoupava Seca. Assim que chegamos, a turma foi dívida em duas para melhor compreensão de todos.
Consta também uma pesquisa sobre estrutura reticulada de concreto armado com blocos cerâmicos de vedação e sobre alvenaria estrutural, que é o método construtivo empregado pela Frechal e visto na visitação.

1.1 objetivos

A visita teve como objetivo ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e também observar como é uma obra feita em alvenaria estrutural.

1.2 metodologia

A metodologia utilizada para este relatório foi simplesmente a visitação da obra. Os materiais utilizados foram capacete, papel, caneta e máquina fotográfica (celular).
2 relatório

Inicialmente fomos guiados pela Silvia, que nos explicou o método construtivo usado pela Frechal. Ela começou nos falando que na planta de fiada ou de modulação, deve-se tomar muito cuidado com distâncias como comprimento e largura total do prédio, se as paredes estão no esquadro, o posicionamento dos blocos e qual bloco será usado. Eles possuem medidas de 54 cm, 34 cm e 39 cm, e também existem as pastilhas compensadoras ou meio bloco. Mais

Relacionados