RELATORIO SOROLOGIA

2247 palavras 9 páginas
1.INTRODUÇÃO

O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da disciplina curricular com vista a conclusão do Curso Técnico em Hemoterapia da Escola de Formação Profissional Enfermeira Francisca Saavedra (Cetam) localizada na cidade de Manaus. Este relatório tem como finalidade registrar o desenvolvimento do trabalho empregado na prática durante todo o percurso de estágio em prol de aprimorar meus conhecimentos adquiridos tanto na pratica quanto na teoria.
Abordaremos neste contexto toda vivencia no Laboratório de Sorologia da Fundação Hemoam, onde são realizados os testes sorológicos pois são chamados assim porque eles buscam detectar a presença de anticorpos existentes ou não no soro do indivíduo que estejam infectados com qualquer tipo de vírus de alguma patologia. Os imunoensaios são técnicas utilização para detecção e a quantificação de antígenos que é uma substancia química ou orgânica onde é capaz de produzir anticorpos capazes de destruir bactérias ou outras substancias que desempenham o papel de antígenos nos ensaios cito aqui algumas delas tais como drogas, hormônios, citocinas, ácidos nucléicos. No Laboratório de Sorologia são realizados os testes de VDRL, HBsAg, HBC, HCV, HTLV, A-HBS, HIV-NAT, HCV-NAT, CEL. O teste sorológico tem se tornados cada vez mais refinados e de execução simples, porém para se garantir a qualidade dos resultados são necessários um rigoroso controle e cuidadosa interpretação.
Frisamos ainda que será abordado a Biossegurança em Laboratórios de Sorologia, com o intuito de vim minimizar todo e qualquer risco que visa a segurança do laboratório clinico e do profissional da saúde que trabalha neste ambiente. Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para prevenção, minimização e eliminação de riscos para a saúde, ajuda na proteção do meio ambiente contra resíduos e na conscientização do profissional da saúde.
Os laboratórios clínicos apresentam uma série de situações, a atividades e fatores potencias de risco para a

Relacionados

  • A filosofia
    21947 palavras | 88 páginas