RELATORIO SOBRE O LIVRO “PINÓQUIO AS AVESSAS” RELACIONADO COM OS TIPOS DE ABORDAGEM

696 palavras 3 páginas
O livro “Pinóquio ás Avessas”, de Rubens Alves, conta a estória de um garoto chamado Felipe que era muito curioso e, pelo o que seus pais falavam, a escola estaria respondendo todas as suas duvidas e curiosidades.
Logo no início do livro, o pai de Felipe lhe conta a estória do Pinóquio, um garoto que por fugir da escola para brincar, acabou criando orelhas e rabo de burro. O pai compara isso com a realidade, dizendo que “É preciso ir a escola para não ficar burro, para ser gente de verdade...” Essa ideia deixa Felipe assustado e ele mal podia esperar para começar a ir para a escola e conseguir obter a resposta que seus pais não sabiam lhe dar: “A escola deve ser um lugar maravilhoso! Lá os professores responderão as minhas perguntas”.
Felipe tinha até então uma visão da escola que se refere à Abordagem Humanista, em que o que vale é o “vir a ser” da pessoa, ou seja, o que o indivíduo vai se tornar e, com isso, sua auto-realização.
Com o tempo, Felipe vai ouvindo cada vez mais e mais sobre a escola, sobre como a escola é boa e, com isso, começa a criar várias fantasias e expectativas sobre ela. Seu pai lhe passa a imagem de uma escola que faria com que ele deixasse de ser uma criança e se tornasse um adulto, e a figura de um adulto para ele é representada na estória como: “Os adultos são grandes. Alcançam coisas que ele, baixinho, não alcançava. São fortes. Sabem tantas coisas! Sabem ler! E fazem o que querem.” Isso faz com que ele veja a escola cada vez mais como um modelo de abordagem humanista, onde ele se tornaria uma pessoa que faria o que quisesse e criaria a si próprio, como um adulto da forma que ele gostaria de ser.
Felipe, cada vez mais, vai ouvindo o que é e o que se faz na escola, porém não entende grande parte das coisas pois “Compreendeu que ele ainda era criança. Ainda não havia aprendido as regras do mundo adulto. Afinal de contas, não havia entrado na escola. É na escola que as crianças deixam de ser crianças que brincam para entrar no mercado de

Relacionados