RELATORIO SOBRE EXPERIMENTO GRANULOMÉTRICO

583 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE TIRADENTES
DIRETORIA DE GRADUAÇÃO
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Victor Nabuco Freire Lima Saulo Gomes da Silva

EXPERIMENTO GRANULOMÉTRICO

Relatório de aula prática apresentado à Universidade Tiradentes como parte da medida de eficiência da disciplina Materiais de Construção I, turma N01, do curso de Engenharia Civil.

Prof. Hilton Porto

ARACAJU/SE 08/2015

1 Introdução
A granulometria é um método de análise que visa classificar as partículas de uma amostra pelos respectivos tamanhos e medir as frações correspondentes a cada tamanho. A composição granulométrica é a característica de um agregado de maior aplicação na prática, principalmente para:
a. determinação do módulo de finura e dimensão máxima característica da curva granulométrica.
b. A curva granulométrica permite planejar um melhor empacotamento dos grãos de agregados, com isso reduzir vazios e melhorar a interface pasta agregado.
c. controlar a homogeneidade dos lotes recebidos na obra;
d. elaborar a dosagem do concreto.

2 Objetivo
O ensaio de granulometria através do peneiramento tem como a finalidade de obter a curva granulométrica de um solo ensaiado.
3 Materiais utilizados Peneiras especificas de aberturas: 4,75mm, 2,38mm, 1,18mm, 600um, 300um, 150um, Fundo , Pincel, Pote de cerâmica, Balança de precisão e 300 gramas de areia
4 Parte Experimental Primeiramente pesamos 300g de amostra, Encaixamos as peneiras, previamente limpas, de modo a formar um único conjunto de peneiras, com abertura de malha em ordem crescente da base para o topo, prover um fundo de peneiras adequado para o conjunto. Colocar a amostra sobre a peneira superior do conjunto, de modo a evitar a formação de uma camada espessa de material sobre qualquer uma das peneiras. Promover a agitação mecânica do conjunto, por um tempo

Relacionados