RELATORIO SNIFFY SIMPLES

613 palavras 3 páginas
FACULDADE BRASILEIRA – MULTIVIX

CAROLINE ZAMBOM DE PAULA PEREIRA
KELLY NOGUEIRA MULINARI

RELATÓRIO DO SNIFFY
ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

Vitória
2015

1 - NÍVEL OPERANTE:

Nível operante é a observação do comportamento de um sujeito (no caso o rato do programa Sniffy Pro) sem manipulação experimental. Apenas registrar como o sujeito opera sobre o ambiente sem interferência ou oferecimento de estímulos. Durante o nível operante foram observados os comportamentos de operação do rato sobre o ambiente, antes de qualquer tipo de manipulação durante 15 minutos. Foram registradas 8 respostas com relação ao teste: Farejar, andar, coçar, levantar, parar, virar, pressionar a barra, beber água:

Farejar: Farejou 32 vezes;
Andar: Andou 67 vezes;
Coçar: Coçou 62 vezes;
Levantar: Levantou 39 vezes;
Parar: Parou 51 vezes;
Virar: Virou 83 vezes;
Pressionar a Barra (PB): Pressionou a barra 3 vezes;
Beber: Bebeu água 5 vezes.

GRÁFICO REPRESENTATIVO DA QUANTIDADE DE RESPOSTAS OBTIDAS:

2 - MODELAGEM E REFORÇAMENTO CONTÍNUO (CRF):

Primeiro fizemos o treino ao comedouro onde o rato aprendia a associar o som ao alimento, onde cada vez que o sniffy estivesse próximo do comedouro, liberávamos comida associando-a ao som, sucessivamente sem deixar que o mesmo se afastasse muito.
O procedimento de modelagem utilizado foi o de reforçar o Sniffy toda vez em que ele se comportasse de maneira próxima ao “pressionar a barra” (comportamento desejado) liberando uma pelota de comida (aproximação sucessiva). Com isso o sujeito foi associando que toda vez que ele se aproximava da barra a comida era liberada. Modelagem é um procedimento de reforçamento diferencial de aproximações sucessivas de um comportamento. O resultado final é um novo comportamento.
A intenção da modelagem era a de que o rato passasse através do reforço positivo a pressionar a barra e administrar o próprio reforço sem influência do experimentador. Foi utilizado um reforçamento

Relacionados